
Após quase três meses fechado, o Parque dos Pireneus reabriu ao público nesta terça, 25. Além dele, seis outras Unidades de Conservação (UCs) em Goiás receberam a mesma permissão de reabrir após publicação da portaria SEMAD (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento) nº 101 de 17 de maio de 2021 no Diário Oficial do Estado.
Clique aqui para ler a portaria.
A autorização acontece após Goiás passar de estado de calamidade (faixa vermelha) para situação crítica (faixa laranja) no mapa de risco de contágio do Covid-19.
Os outros seis parques autorizados a abrir são:
- Parque Serra de Caldas Novas – Caldas Novas
- Terra Ronca – São Domingos
- Altamiro de Moura Pacheco – Goiânia
- João Leite – Goiânia
- Telma Ortegal – Abadia de Goiás
- Águas do Paraíso – Alto Paraíso
- Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João – Cidade de Goiás.
As unidades estarão abertas para visitação pública, pesquisas científicas, atividades educativas e de lazer, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas, entre outras. As demais Unidades de Conservação de Goiás seguem fechadas para o público, sendo permitido apenas atividades devidamente autorizadas por suas respectivas chefias.
Os parques funcionarão com número reduzido de visitantes respeitando o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas, assim como outras medidas de prevenção.
O horário de funcionamento do Parque dos Pireneus é de terça a domingo, das 08h às 17h, sendo a entrada permitida até às 15h. Clique aqui para chegar lá.
Medidas de Prevenção para entrar no Parque dos Pireneus
De acordo com a SEMAD, o funcionamento das Unidades de Conservação será realizado de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos pela Portaria e demais normas vigentes.
Segundo o art. 6º da Portaria 101, as atividades de visitação pública poderão acontecer desde que algumas medidas de prevenção sejam seguidas. São elas:
- I – uso obrigatório de máscara de proteção durante todo o período que estiver no interior do Parque, sendo ela deve estar cobrindo a região do nariz e boca;
- II – uso obrigatório de álcool em gel, a ser transportado por recipientes individuais, durante todo o período que estiver no interior do Parque;
- III – manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível;
- IV – promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo, como bancos;
- V – remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta;
- VI – manter o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre bancos, cadeiras e móveis de descanso;
- VII – os prestadores de serviço deverão observar as normas e protocolos de conduta determinados pela administração da unidade de conservação.
Queima controlada adiou abertura do Parque dos Pireneus
Ainda de acordo com a Portaria 101, a reabertura para visitação pública dos parques estava prevista para a partir do dia 20 de maio. No entanto, o Parque dos Pireneus só foi reaberto na terça, 25, devido a ação de queimadas controladas que foi realizada na região na semana passada.
A medida, segundo a Secretaria, tem o objetivo de reduzir as chances de incêndios no parque no período de seca. A queima controlada reduz o volume de materiais orgânicos e combustíveis, como folhas secas e galhos.
A operação contou com a parceria da PrevFogo e do Corpo de Bombeiros.

Agora que a entrada está permitida, que tal clicar aqui e conferir os motivos para visitar o Parque?
Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).