Parque dos Pireneus reabre depois de quase três meses fechado

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 3 minutos

Atualizado em 4 de agosto de 2021, às 9:09

Parque dos Pireneus reabre após dois meses e 20 dias fechado

Foto: @aln.shouldigo

 

Após quase três meses fechado, o Parque dos Pireneus reabriu ao público nesta terça, 25. Além dele, seis outras Unidades de Conservação (UCs) em Goiás receberam a mesma permissão de reabrir após publicação da portaria SEMAD (Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento) nº 101 de 17 de maio de 2021 no Diário Oficial do Estado.

Clique aqui para ler a portaria.

A autorização acontece após Goiás passar de estado de calamidade (faixa vermelha) para situação crítica (faixa laranja) no mapa de risco de contágio do Covid-19.

Os outros seis parques autorizados a abrir são:

  • Parque Serra de Caldas Novas – Caldas Novas
  • Terra Ronca – São Domingos
  • Altamiro de Moura Pacheco – Goiânia
  • João Leite – Goiânia
  • Telma Ortegal – Abadia de Goiás
  • Águas do Paraíso – Alto Paraíso
  • Área de Relevante Interesse Ecológico Águas de São João – Cidade de Goiás.

As unidades estarão abertas para visitação pública, pesquisas científicas, atividades educativas e de lazer, como caminhadas, ciclismo e visitas contemplativas, entre outras. As demais Unidades de Conservação de Goiás seguem fechadas para o público, sendo permitido apenas atividades devidamente autorizadas por suas respectivas chefias.  

Os parques funcionarão com número reduzido de visitantes respeitando o espaçamento mínimo de 2 (dois) metros entre as pessoas, assim como outras medidas de prevenção.

O horário de funcionamento do Parque dos Pireneus é de terça a domingo, das 08h às 17h, sendo a entrada permitida até às 15h. Clique aqui para chegar lá. 

 

Medidas de Prevenção para entrar no Parque dos Pireneus

De acordo com a SEMAD, o funcionamento das Unidades de Conservação será realizado de forma gradual e monitorada, mediante cumprimento dos protocolos de segurança estabelecidos pela Portaria e demais normas vigentes.

Segundo o art. 6º da Portaria 101, as atividades de visitação pública poderão acontecer desde que algumas medidas de prevenção sejam seguidas. São elas:

  • I – uso obrigatório de máscara de proteção durante todo o período que estiver no interior do Parque, sendo ela deve estar cobrindo a região do nariz e boca;
  • II – uso obrigatório de álcool em gel, a ser transportado por recipientes individuais, durante todo o período que estiver no interior do Parque;
  • III – manter ambientes bem ventilados, com janelas e portas abertas, sempre que possível;
  • IV – promover com frequência a limpeza e desinfecção dos ambientes, pisos, corrimãos, lixeiras, balcões, maçanetas, tomadas, torneiras, além de outros objetos de uso coletivo, como bancos;
  • V – remover jornais, revistas, panfletos e livros dos locais de comum acesso para evitar a transmissão indireta;
  • VI – manter o distanciamento mínimo de 2 (dois) metros entre bancos, cadeiras e móveis de descanso;
  • VII – os prestadores de serviço deverão observar as normas e protocolos de conduta determinados pela administração da unidade de conservação.

 

Queima controlada adiou abertura do Parque dos Pireneus

Ainda de acordo com a Portaria 101, a reabertura para visitação pública dos parques estava prevista para a partir do dia 20 de maio. No entanto, o Parque dos Pireneus só foi reaberto na terça, 25, devido a ação de queimadas controladas que foi realizada na região na semana passada.

A medida, segundo a Secretaria, tem o objetivo de reduzir as chances de incêndios no parque no período de seca. A queima controlada reduz o volume de materiais orgânicos e combustíveis, como folhas secas e galhos.

A operação contou com a parceria da PrevFogo e do Corpo de Bombeiros.

Parque dos Pireneus reabre após dois meses e 20 dias fechado

Foto: SEMAD Goiás

Agora que a entrada está permitida, que tal clicar aqui e conferir os motivos para visitar o Parque?

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Garagem Hamburgueria - delicioso, suculento e exclusivoEmprego em Pirenópolis: confira as vagas disponíveis para junho