Por que visitar o Parque Estadual dos Pireneus é uma ótima escolha?

 em Colunistas de Pirenópolis, Destaque 3, Destaque 4, Dicas em Pirenópolis, Meio Ambiente em Pirenópolis

Parque Estadual dos Pireneus - Pirenópolis, Goiás

Localizado a 20 quilômetros entre as cidades de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, o Parque Estadual dos Pireneus é uma área de beleza singular, com seu cerrado rupestre de altitude.

A região é coberta pela vegetação de cerrado, a maioria de cerrado rupestre. Fazem parte também do local nascentes, cachoeiras, mirantes, formações geológicas, veredas, campos de altitude e trilhas. Também é possível observar diversificação nos tipos de vegetação, como matas ciliares, buritizais e galerias.


Então, que tal conhecer algumas atrações do Parque Estadual dos Pireneus e o que fazer por lá? Fique ligado!

5 atrações no Parque Estadual dos Pireneus que vão te conquistar

A cidade é recheada de pequenas pousadas que recebem os visitantes que desejam conhecer o Parque. Então, você terá muito aconchego ao optar pelo passeio e, se desejar, ainda poderá acampar em uma das áreas de camping.

Optar pelo acampamento é uma forma de aproveitar ainda mais a natureza do lugar. Mas, para evitar problemas, não deixe de estar atento às recomendações do guia mundial para campistas.

Além disso, ao chegar à cidade, você já se depara com um incrível Centro Histórico. Assim, poderá começar o seu tour, apreciando um pouco o que a cidade tem a oferecer. Veja!

1. Centro Histórico de Pirenópolis

Que tal começar conhecendo um pouco do Centro Histórico da cidade de Pirenópolis? Ali é possível visitar alguns pontos antigos da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Teatro de Pirenópolis, a Casa de Câmara e Cadeia e o Museu das Cavalhadas, entre outros pontos históricos.

2. Pico dos Pirineus

O alto da montanha possui aproximadamente 1.385 metros, ponto mais alto dentre os que fazem parte do parque, e o mais visitado. O Pico dos Pireneus é um divisor das águas de duas importantes bacias hidrográficas, a Tocantinense e a Platina.
Para chegar até o alto, saindo de Pirenópolis, você precisa percorrer uma estrada de terra até o Parque e de lá fazer uma trilha que o levará até o Pico.

O percurso dura entre 10 a 15 minutos, passando por um mirante e igreja. Para conseguir chegar ao topo, é apropriado calçar um bom tênis, vestir roupas, acompanhado de uma garrafa de água.

O local apresenta uma vista deslumbrante do lugar, onde é possível visualizar algumas cidades ao longe, como Brasília, Goiânia e Anápolis.

3. Mirante do Ventilador

O mirante localiza-se no caminho ao parque, a 9 km do centro de Pirenópolis. Ele é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde pode-se obter uma vista privilegiada de algumas das belezas naturais.

Excelente lugar para relaxar e contemplar um lindo pôr do sol.

4. Morro Cabeludo

Outro marco do parque é o Morro Cabeludo, com mais de 1.350 metros de altitude, palco de espécies endêmicas rupestres, como cactos, orquídeas, bromélias e outras.

Sua origem vem de rocha quartzítica, datada do período pré-cambriano, cerca de mais de 1 bilhão de anos. O morro possui uma variedade de diversas espécies de plantas, como cactos, orquídeas e bromélias.

De lá também é possível apreciar uma vista privilegiada da natureza e vegetação característica da região.

5. Cachoeiras

O que seria do Parque de Pirenópolis sem suas encantadoras cachoeiras. Por lá podemos encontrar quatro cachoeiras: Landi, Sossego, Cânion e Abade. Existem duas trilhas que levam até elas, a do Abade e do Vale.

Para quem deseja encarar uma trilha mais tranquila, a Cachoeira Paraíso é uma opção recomendada. São em torno de 10 minutos por um caminho calçado e sem maiores dificuldades. Além disso, a região conta com lanchonetes e restaurantes para aqueles que desejam se alimentar pelo lugar.

Então, gostaram de saber um pouco mais sobre o Parque Estadual de Pirineus? Aproveitem o passeio com segurança!

 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Qual sua opnião?

HCC Energia Solar oferece tecnologia e sustentabilidade em Pirenópolis