Localizado a 20 quilômetros entre as cidades de Pirenópolis, Corumbá de Goiás e Cocalzinho de Goiás, o Parque Estadual dos Pireneus é uma área de beleza singular, com seu cerrado rupestre de altitude.
A região é coberta pela vegetação de cerrado, a maioria de cerrado rupestre. Fazem parte também do local nascentes, cachoeiras, mirantes, formações geológicas, veredas, campos de altitude e trilhas. Também é possível observar diversificação nos tipos de vegetação, como matas ciliares, buritizais e galerias.
Então, que tal conhecer algumas atrações do Parque Estadual dos Pireneus e o que fazer por lá? Fique ligado!
5 atrações no Parque Estadual dos Pireneus que vão te conquistar
A cidade é recheada de pequenas pousadas que recebem os visitantes que desejam conhecer o Parque. Então, você terá muito aconchego ao optar pelo passeio e, se desejar, ainda poderá acampar em uma das áreas de camping.
Optar pelo acampamento é uma forma de aproveitar ainda mais a natureza do lugar. Mas, para evitar problemas, não deixe de estar atento às recomendações do guia mundial para campistas.
Além disso, ao chegar à cidade, você já se depara com um incrível Centro Histórico. Assim, poderá começar o seu tour, apreciando um pouco o que a cidade tem a oferecer. Veja!
1. Centro Histórico de Pirenópolis
Que tal começar conhecendo um pouco do Centro Histórico da cidade de Pirenópolis? Ali é possível visitar alguns pontos antigos da cidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, o Teatro de Pirenópolis, a Casa de Câmara e Cadeia e o Museu das Cavalhadas, entre outros pontos históricos.
2. Pico dos Pirineus
O alto da montanha possui aproximadamente 1.385 metros, ponto mais alto dentre os que fazem parte do parque, e o mais visitado. O Pico dos Pireneus é um divisor das águas de duas importantes bacias hidrográficas, a Tocantinense e a Platina.
Para chegar até o alto, saindo de Pirenópolis, você precisa percorrer uma estrada de terra até o Parque e de lá fazer uma trilha que o levará até o Pico.
O percurso dura entre 10 a 15 minutos, passando por um mirante e igreja. Para conseguir chegar ao topo, é apropriado calçar um bom tênis, vestir roupas, acompanhado de uma garrafa de água.
O local apresenta uma vista deslumbrante do lugar, onde é possível visualizar algumas cidades ao longe, como Brasília, Goiânia e Anápolis.
3. Mirante do Ventilador
O mirante localiza-se no caminho ao parque, a 9 km do centro de Pirenópolis. Ele é um dos principais pontos turísticos da cidade, onde pode-se obter uma vista privilegiada de algumas das belezas naturais.
Excelente lugar para relaxar e contemplar um lindo pôr do sol.
4. Morro Cabeludo
Outro marco do parque é o Morro Cabeludo, com mais de 1.350 metros de altitude, palco de espécies endêmicas rupestres, como cactos, orquídeas, bromélias e outras.
Sua origem vem de rocha quartzítica, datada do período pré-cambriano, cerca de mais de 1 bilhão de anos. O morro possui uma variedade de diversas espécies de plantas, como cactos, orquídeas e bromélias.
De lá também é possível apreciar uma vista privilegiada da natureza e vegetação característica da região.
5. Cachoeiras
O que seria do Parque de Pirenópolis sem suas encantadoras cachoeiras. Por lá podemos encontrar quatro cachoeiras: Landi, Sossego, Cânion e Abade. Existem duas trilhas que levam até elas, a do Abade e do Vale.
Para quem deseja encarar uma trilha mais tranquila, a Cachoeira Paraíso é uma opção recomendada. São em torno de 10 minutos por um caminho calçado e sem maiores dificuldades. Além disso, a região conta com lanchonetes e restaurantes para aqueles que desejam se alimentar pelo lugar.
Então, gostaram de saber um pouco mais sobre o Parque Estadual de Pirineus? Aproveitem o passeio com segurança!