5 dicas fáceis para você não cair no golpe do falso sorteio no Instagram

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 3 minutos

Atualizado em 5 de fevereiro de 2022, às 8:01

5 dicas fáceis para você não cair no golpe do falso sorteio no Instagram

Não caia no golpe do falso sorteio no Instagram

Com as férias de janeiro e com a pandemia, a busca por pousadas em Pirenópolis aumentou bastante e, consequentemente, isso chamou a atenção dos golpistas.

Depois de 11 meses de quarentena, a maquiadora Janaína Bastos decidiu passar a virada do ano em uma pousada familiar de Piri. Foi então que, através de um perfil falso, os criminosos fizeram contato alegando que a mesma teria sido sorteada para desfrutar de um final de semana na cidade com café da manhã. Pasmem!

Desconfiada, Janaina entrou em contato com a pousada através do link da bio e logo constatou que se tratava do golpe do falso sorteio no Instagram. Instruída pelo atendimento da pousada, ela bloqueou o fake e o denunciou logo em seguida, escapando desse golpe do falso sorteio no Instagram.

O golpe do falso sorteio no Instagram

Basicamente, o objetivo dos golpistas é conseguir clonar números de celulares através de um falso cadastro e, com isso, pedir transferência de dinheiro aos contatos em nome da vítima.

O golpe do falso sorteio no Instagram tem início quando um perfil “fake” da pousada é criado no Instagram. Primeiro é enviada uma mensagem à vítima, informando que ela tem direito ao sorteio por seguir o perfil, mas para isso pede o nome completo e número de celular.

Acreditando na sorte, e, depois do repasse descuidado dos dados, um SMS é enviado com um número de seis dígitos para o telefone da vítima. Tadinha. Na mensagem os golpistas dizem que para dar continuidade ao sorteio, ela precisa informar o código que recebeu.

Pronto! A partir daí não adianta mais chorar.
O perfil da vítima certamente será invadido pelos marginais.

Segundo Ana Clara, diretora da Villaê Pousada – uma das melhores pousadas para curtir com a família em Pirenópolis – o hóspede deve estar atento aos canais oficiais de comunicação das pousadas como o site, link da bio, e-mail e o bom e velho telefone.

“Essa é a maneira mais segura de garantir tranquilidade em seu passeio por Pirenópolis.” Afirmou Ana Clara.

5 dicas fáceis para você não cair no golpe do falso sorteio no Instagram
Veja 5 dicas para deixar de ser besta e não cair no golpe do falso sorteio no Instagram

1. Em um ambiente de rede social: desconfie sempre!

Principalmente, se a coisa for boa demais para ser verdade. Confirme ou tente se lembrar se de fato você se inscreveu em algum sorteio. Outra dica interessante é pesquisar sobre a divulgação do sorteio e premiação.

2. Confira as informações do perfil

Clique no ícone com três pontos, no canto superior direito da tela, e selecione “Sobre essa conta”. Você terá acesso a informações como a data de criação, localização e nomes usados no perfil anteriormente. Geralmente, contas falsas foram criadas recentemente e podem ter alterado o nome mais de uma vez.

3. Verifique o Link da Bio

Normalmente, as pousadas colocam o endereço do site ou uma página de transição no link da bio com os canais oficiais de comunicação. Isso é ótimo. Mesmo que o perfil falso tenha copiado este link, ao entrar em contato, você poderá falar diretamente com a pousada.

E se você já pensou em ter um link da bio mais profissional, aqui vai um jabá: Faça o seu Link da Bio Inteligente.

4. Nunca compartilhe suas informações!

Senhas, PINs e códigos são informações pessoais e não devem ser compartilhados com ninguém, especialmente pelas redes sociais. Mesmo se você for abordado por um perfil verificado, não compartilhe esses dados, pois ele pode ter sido invadido.

5. O que fazer se for abordado por um perfil falso?

Denuncie! No Instagram, basta clicar no ícone com três pontos, no canto superior direito da tela, e selecionar “Denunciar”. Em seguida, é só seguir o passo a passo. Sua denúncia é anônima e não será compartilhada com o golpista.

Por fim, se você, ainda sim, cair em algum golpe do falso sorteio no Instagram e for lesado financeiramente, vá à Delegacia mais próxima e registre um Boletim de Ocorrência. Dessa forma, você será resguardado caso tenha seus dados usados para qualquer outra situação suspeita.

Prontinho! Seguindo essas dicas você, provavelmente, ficará livre do falso sorteio no Instagram. E ficamos felizes em te ajudar com isto.

P.S. Compartilhe essa matéria no grupo da família, para que aquela sua tia não seja a próxima vítima! Rs.

O Agita Pirenópolis sempre compartilha ótimas dicas sobre a cidade e “otras cositas más” pensando em sua segurança e tranquilidade.

Siga, também, nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis) e, se preferir, participe do nosso grupo no whatsapp (clicando aqui) para receber as notícias/dicas em primeira mão.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 4.5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Enchente em Lagolândia deixa mais de 50 famílias desabrigadasO efeito do Covid-19 na educação mundial: ensino remoto