Filme gravado em Pirenópolis participa de festival da Serra Catarinense

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 27 de agosto de 2021, às 10:29

Filme gravado em Pirenópolis participa de festival da Serra Catarinense

Foto: @mleynascimento

Filme gravado em Pirenópolis, chamado Rio das Almas e Negras Memórias, participa do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC), que acontece entre os dias 14 e 18 de setembro.

O curta de 20 minutos é uma videodança gravado em abril de 2019. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e dirigido por Taize Inácia e Thaynara Rezende.

O vídeo possui um enredo contado com foco na linguagem da dança, retratando histórias e mitos sobre Pirenópolis, acessadas através de pesquisas bibliográficas, publicações e entrevistas, feitas por Maria Cristina de Freitas Bonetti.

O trabalho entrelaça diversas manifestações culturais como capoeira angola, danças africanas,  dança contemporânea, teatro e manifestações da cultura popular brasileira.

A história se passa às margens do Rio das Almas, conectando fatos do período de mineração entre os séc. XVIII e XIX, com intenção de estimular a reflexão e valorização da memória negra e das manifestações afro-brasileiras no território de Goiás.

Filme gravado em Pirenópolis participa de festival da Serra Catarinense

Foto: @riodasalmas

A equipe contou com a produção da Dark Lótus Filmes de Brasília,  direção de arte de Iago Araújo, direção musical de Igor Zargov, dançarinos de Goiânia e elenco de Pirenópolis .

Filme gravado em Pirenópolis foi exibido no Cine Pireneus em 2019

Rio das Almas e Negras Memórias foi lançado no Festival Goiânia Mostra Curtas em Outubro de 2019 onde ganhou o prêmio de melhor direção na Mostra Mostra Goiás além de ter sido selecionado para o Festival Curta Canedo, que aconteceu em Senador Canedo no mesmo ano.

Em novembro de 2019, o filme foi exibido no Cine Pireneus no evento “Negritude, Temos Consciência”, produzido por Gil Tobias com exposição de Hector Angelo.

De lá para cá, o videodança ganhou diversos prêmios e no próximo mês, o filme participa de um festival de cinema da Serra Catarinense.

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense – FICASC

A 3ª edição do FICASC acontece entre os dias 14 e 18 de Setembro. Por conta da pandemia, o evento será realizado de maneira híbrida (on-line e presencial) no Brasil e presencial, de 18 a 23 de outubro, na Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores.

O festival é gratuito e tem como objetivo levar conhecimento, entretenimento e inclusão social a crianças, adultos e idosos, promovendo uma reflexão sobre temas socioambientais nos mais diferentes setores da sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, clique aqui.

Clique aqui para seguir o perfil oficial do filme e aqui para assistir. 

 

Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis). 

Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 1

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Vacinação contra a Covid-19: Pirenópolis tem 84% da população imunizadaConfira as vagas de emprego disponíveis para setembro em Pirenópolis