
Filme gravado em Pirenópolis, chamado Rio das Almas e Negras Memórias, participa do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense (FICASC), que acontece entre os dias 14 e 18 de setembro.
O curta de 20 minutos é uma videodança gravado em abril de 2019. O projeto foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás e dirigido por Taize Inácia e Thaynara Rezende.
O vídeo possui um enredo contado com foco na linguagem da dança, retratando histórias e mitos sobre Pirenópolis, acessadas através de pesquisas bibliográficas, publicações e entrevistas, feitas por Maria Cristina de Freitas Bonetti.
O trabalho entrelaça diversas manifestações culturais como capoeira angola, danças africanas, dança contemporânea, teatro e manifestações da cultura popular brasileira.
A história se passa às margens do Rio das Almas, conectando fatos do período de mineração entre os séc. XVIII e XIX, com intenção de estimular a reflexão e valorização da memória negra e das manifestações afro-brasileiras no território de Goiás.

A equipe contou com a produção da Dark Lótus Filmes de Brasília, direção de arte de Iago Araújo, direção musical de Igor Zargov, dançarinos de Goiânia e elenco de Pirenópolis .
Filme gravado em Pirenópolis foi exibido no Cine Pireneus em 2019
Rio das Almas e Negras Memórias foi lançado no Festival Goiânia Mostra Curtas em Outubro de 2019 onde ganhou o prêmio de melhor direção na Mostra Mostra Goiás além de ter sido selecionado para o Festival Curta Canedo, que aconteceu em Senador Canedo no mesmo ano.
Em novembro de 2019, o filme foi exibido no Cine Pireneus no evento “Negritude, Temos Consciência”, produzido por Gil Tobias com exposição de Hector Angelo.
De lá para cá, o videodança ganhou diversos prêmios e no próximo mês, o filme participa de um festival de cinema da Serra Catarinense.
Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra Catarinense – FICASC
A 3ª edição do FICASC acontece entre os dias 14 e 18 de Setembro. Por conta da pandemia, o evento será realizado de maneira híbrida (on-line e presencial) no Brasil e presencial, de 18 a 23 de outubro, na Ilha de São Miguel, localizada no arquipélago dos Açores.
O festival é gratuito e tem como objetivo levar conhecimento, entretenimento e inclusão social a crianças, adultos e idosos, promovendo uma reflexão sobre temas socioambientais nos mais diferentes setores da sociedade, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para saber mais sobre o evento e conferir a programação completa, clique aqui.
Clique aqui para seguir o perfil oficial do filme e aqui para assistir.
Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).
Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.