Pirenópolis recebeu, nos dias 4 e 7 de abril, uma equipe para gravação do videodança Rio das Almas e Negras Memórias, projeto contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás, dirigido por Taize Inácia e Thaynara Rezende .
O videodança , diferente dos filmes usuais, possui um enredo contado com foco na linguagem da dança, retratando histórias e mitos sobre Pirenópolis, acessadas através de pesquisas bibliográficas, publicações e entrevistas.
O trabalho está sendo produzido entrelaçando diversas manifestações culturais como capoeira angola, danças africanas, dança contemporânea, teatro e manifestações da cultura popular brasileira.
A história se passa às margens do Rio das Almas, conectando fatos do período de mineração entre os séc. XVIII e XIX, com intenção de estimular a reflexão e valorização da memória negra e das manifestações afro-brasileiras no território de Goiás.
“Nosso desejo é reafirmar a importância do povo negro para construção de Goiás. Não deixar cair no esquecimento a relação entre o rio e a terra, o garimpo e a escravidão, a dor e festividade negra.” Afirma Taize, co-diretora do filme.
A equipe contou com a produção da Dark Lótus Films de Brasília, direção de arte de Iago Araújo, direção musical de Igor Zargov, dançarinos de Goiânia e elenco de Pirenópolis .
Além do incentivo do Governo de Goiás, o projeto contou apoio de produtoras de Goiânia, Saneago de Goiânia e estabelecimentos locais. Enriquecido também pelos parceiros Fazenda Babilônia, Recanto Carranca, Pousada Beira Rio, Pousada dos Pireneus, Recanto das Massas, Hostel Jardim Secreto e Restaurante Central.
Continue nos acompanhando que, em breve, divulgaremos a data de estreia e das exibições gratuitas do videodança.