Exibição do filme Rio das Almas e Negras Memórias em Pirenópolis

 em Notícias de Pirenópolis

Videodança Rio das Almas e Negras Memórias em Pirenópolis

No dia 20 de novembro, às 19h, acontece, no Cine Pireneus, o evento “Negritude, Temos Consciência”, produzido por Gil Tobias com exposição de Hector ngelo, videodança Rio das Almas e Negras Memórias de Taize Inácia e Thaynara Rezende , poemas e histórias com Marieta de Souza, apresentação Cabocla Inês Vilela “ Congos de Minas", Equipe
LambaZoukPiri, Grupo de Teatro Leitura Dramatizada Entrelinhas, João Pindoba e o Canto das Três Raças, Grupo de Dança Afeo Piri Nijola e Grupo Alafia.

O video Rio das Almas e Negras Memórias, de 20 minutos, foi contemplado pelo Fundo de Arte e Cultura no edital de Ações em Dança 2016 e contou também com apoios locais e a
participação especial de artistas de Pirenópolis; mostrando histórias perpassadas através da dança e inspirado em fatos reais, revela memórias veladas de sofrimento dos negros
escravizados às margens do Rio das Almas em Pirenópolis-GO. Com a exploração do garimpo de ouro, a família Frota enriquece às custas de sonegação de impostos e sacrifícios humanos. “

A proposta do vídeo é relembrar fatos marcantes da história de Pirenópolis , mesclando diferentes linguagens e histórias chamando a atenção para a riqueza das manifestações afrobrasileiras, a potência dos negros e provocar uma reflexão sobre a força, o sofrimento, as singularidades e especificidades do afrodescendente no Brasil além do seus lugares ocupados no passado e na atualidade. “ afirma Taize Inácia , roteirista, coreógrafa e diretora.

Rio das Almas e Negras Memórias foi lançado no Festival Goiânia Mostra Curtas em Outubro de 2019 ganhando o prêmio de melhor direção na Mostra Mostra Goiás e foi selecionado para o Festival Curta Canedo que acontecerá em Senador Canedo .

Nos dias 11 a 14 de novembro como extensão do evento Negritude – Temos Consciência foram dadas oficinas de confecção da Boneca Abayomi e contação de história, com Adelina Benedita, educadora e componente da frente de mulheres negras do Df e Gil Tobias, educadora e produtora cultural de Pirenópolis. E durante todos mês de novembro, na rádio Coepi Gil Tobias e Adelina Benedita estão conversando sobre assuntos referentes ao dia da consciência negra às quintas-feiras, das 14h15 às 15h30.

Nós, do Agita, estamos acompanhando esse projeto desde a primeira publicação aqui no site.

Videodança Rio das Almas e Negras Memórias em Pirenópolis

 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 4.5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Postagens Recentes
Ordenamento da Arborização de PirenópolisIphan Pirenópolis