A Prefeitura de Pirenópolis abriu na última terça, 13, uma licitação para compra de caminhonete de luxo para atender as necessidades do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Municipal de Administração e Governo.
O valor estimado para a aquisição do veículo é de R$272.166,67. Segundo os requisitos da Prefeitura, a caminhonete deve ser 0 km, tipo Pick-Up, com cabine dupla, bancos e painel de couro, direção hidráulica e central multimídia. A descrição completa do carro pode ser lida no edital do pregão, clicando aqui, na página 30.
Com péssima infraestrutura e as ruas tomadas por buracos, a compra de uma camionete de luxo chamou a atenção de moradores e turistas. Um print (imagem) tirado do Portal do Cidadão, que circula pelas redes sociais e grupos de WhatsApp da cidade, com a informação sobre o pregão, causou revolta e indignação com a atual administração do Prefeito Nivaldo Melo (PP).
“Eu queria uma explicação! Por que o prefeito não pode andar de carro popular? Se não for caminhonete não serve?”
Indagou o turista Márcio dos Santos.
Em resposta em um grupo de WhatsApp, um morador parece ter uma explicação:
“É porque o carro popular não consegue andar pela cidade, tem que ser caminhonete porque aqui é puro buraco. Aí, daqui uns dias, não vai ser caminhonete mais, vai ser helicóptero, porque não vai ter condições de andar nem de caminhonete.”
Em uma publicação compartilhada no grupo Pirenópolis no Facebook, um usuário da rede comenta de forma irônica sobre o pregão:
A Licitação está prevista para acontecer nesta quinta, 22, a partir das 14h de forma presencial. De acordo com o edital, os recursos para o pagamento das despesas relativas à aquisição da caminhonete advêm dos cofres da própria Prefeitura.
Moradores relembram caso de veto em projeto de interesse público
Alguns Pirenopolinos relembraram que, em maio deste ano, o prefeito havia vetado o projeto de Castração Móvel em Pirenópolis, alegando que o programa traria custos extras para os cofres públicos e que era contrário ao interesse da população.
O projeto beneficiará milhares de pessoas que não têm renda para custear despesas com castração, consultas e tratamentos veterinários, além de reduzir o número de animais abandonados na cidade. O Castramóvel tem um custo de menos de R$ 200 mil.
No dia 21 de junho o veto do prefeito foi derrubado por vereadores da cidade.
Licitação para compra de caminhonete de luxo recebeu pedido de suspensão
A vereadora Ynaê Curado protocolou nesta terça, 20, junto ao Tribunal de Contas do Município – TCM/GO, uma medida cautelar que pede a suspensão da licitação para compra de caminhonete de luxo.
O documento questiona a necessidade de aquisição de um veículo deste porte num momento em que a prefeitura não destina recursos públicos para necessidades básicas da cidade (como pavimentação e iluminação pública).
Em áudio, enviado à Equipe do Agita Pirenópolis, a vereadora conta que, antes de protocolar a medida, tentou contato com a Prefeitura, mas eles “simplesmente ignoraram o contato”.
“Nós estamos com a ação pronta para entrar na justiça caso seja necessário. (…) O que não vamos aceitar é a cidade cheia de buracos e o Prefeito comprando caminhonete de luxo!”
Argumentou a vereadora.
Continue acompanhando o caso através da nossa seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).
Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.