Prefeito veta projeto de Castração Móvel em Pirenópolis

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 12 de maio de 2021, às 16:06

 

Prefeito veta projeto de Castração Móvel em Pirenópolis

Foto: PiriPatas

 

O prefeito Nivaldo Melo vetou nesta segunda, 11, o Projeto de Lei para o Programa Castração Móvel em Pirenópolis.

O programa foi aprovado por unanimidade em duas votações na Câmara dos Vereadores no dia 06 de abril e aguardava apenas a sanção do prefeito.

Entenda o Programa Castração Móvel

O  Projeto de Lei nº 080/2021 intitulado “Programa de Castração Móvel” é de autoria da vereadora Ynaê Curado (DEM) e visa o atendimento médico veterinário de urgência para cães e gatos, objetivando a castração, vacinação, vermifugação, primeiros socorros e exames.

De acordo com o documento, o poder público ficaria responsável por disponibilizar um veículo equipado com material e pessoal técnico habilitado para realizar castrações cirúrgicas e demais  procedimentos. O carro percorreria os bairros da cidade, assim como povoados e zona rural com agendamento e divulgação prévios para conhecimento da população.

Ainda segundo a proposta; a superpopulação de animais é consequência da procriação desordenada, por isso campanhas de consciencialização sobre a importância da castração e necessidades básicas dos animais também estavam dentro da proposta.

As despesas do projeto correriam por conta das verbas próprias consignadas no orçamento municipal.

(Clique aqui) para ler o documento na íntegra.

Veto do prefeito causa indignação

O veto do prefeito causou indignação em apoiadores como a ONG Piri Patas. Em publicação nas redes sociais, a organização pede apoio da população e afirma que irão até as últimas instâncias em busca de justiça:

“Hoje acordamos com esse soco no estômago. Estamos decepcionados!!💔💔💔 A resposta às nossas petições será realmente essa?! Nós não vamos aceitar tanta injustiça!! Vamos nos mobilizar ainda mais, essa situação degradante de crueldade contra os animais não vai persistir. Avisamos que iremos até as últimas instâncias para buscar justiça por essa causa! #juntospelosanimais.”

O post já tem mais de 120 comentários, onde muitas pessoas se mostram indignadas. Em uma das respostas, uma internauta diz que o posicionamento da prefeitura vai contra todas as ações em prol dos animais e afirma que a atitude é inaceitável:

“Posicionamento que vai contra todas as ações em prol dos animais. O mundo inteiro caminha no sentido de conscientização e cuidado com os animais, com aprovação de leis e com o desenvolvimento de políticas públicas que os protejam. Em uma cidade turística, voltada para o ecologicamente correto, que atrai um público altamente consciente, essa atitude é inaceitável!”

De acordo com a Legislação, os vereadores ainda podem derrubar o veto ou arquivar o projeto.

Continue acompanhando o caso através da nossa seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 3.8

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Veja as vagas de emprego disponíveis para o mês de maio em PirenópolisPirenópolis vacina novos grupos prioritários a partir desta segunda