A Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri) volta a receber neste ano o patrocínio da Petrobras. A 11ª edição acontecerá tanto na modalidade on-line, quanto de forma presencial.
Flipiri 2021 acontece em setembro e temática abordará reflexos da pandemia
A Flipiri 2021 acontece em setembro, entre os dias 23 e 25. A temática da 11ª edição – “E o mundo não acabou” – reflete o momento que estamos vivendo. A intenção do evento é provocar discussões e reflexões sobre o papel da literatura nos tempos de pandemia.
Em entrevista ao Correio Braziliense, uma das organizadoras da feira, Íris Borges, contou que a parte que promove encontro entre autores e estudantes acontecerá durante a festa, diferente dos anos anteriores onde ocorria um pouco antes. Os autores Lázaro Ramos, Emicida, Conceição Evaristo e Ailton Krenak estão na lista de possíveis convidados.
A intenção é realizar uma feira híbrida, sendo parte virtual e parte presencial. Ainda segundo Íris em entrevista, a festa acontecerá de qualquer forma. A parte presencial, no entanto, vai depender de como estarão as condições sanitárias devido à pandemia na época do evento.
Caso não seja possível realizar o evento das duas formas, o mesmo acontecerá totalmente online.
A última vez que o evento aconteceu foi no ano de 2019, onde o escritor Ignácio de Loyola Brandão foi homenageado. Em 2020, a festa foi cancelada por conta do avanço da pandemia do Covid-19.
A programação de 2021 ainda não foi divulgada.
Patrocínio da Petrobras
O patrocínio da Petrobras volta à festa literária após quatro anos. Mesmo de forma reduzida, o evento nunca deixou de acontecer. A única exceção foi no ano passado devido à pandemia. Com a volta dos recursos, a festa poderá ser maior e mais ousada, segundo Íris em entrevista ao Correio.
Além da Flipiri, a Petrobras patrocinará outros sete eventos destinados à literatura, sendo eles: Flipinha (Paraty); a parte infantil Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro; Fliminha, da Serra da Mantiqueira; a parte infantil da Feira do Livro de Porto Alegre; Flimor, de Morretes (PR); o Festival Internacional de Linguagens, do Rio, e Bienalzinha de Pernambuco.
Destes, sete acontecerão na modalidade híbrida e um de forma totalmente online.
A verba prevista pela Petrobras para tais eventos é de R$ 3 milhões.
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