Vinho produzido na Serra dos Pireneus está entre os melhores do Brasil

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 12 de agosto de 2019, às 14:43

Vinho produzido nos Pireneus está entre os melhores do BrasilQuando se fala de vinho brasileiro logo pensamos no vinhos produzidos no Rio Grande do Sul e no Vale do São Francisco. Porém o vinho produzido em Goiás foi classificado como um dos cinco melhores do Brasil. A qualidade dos vinhos fabricado com uvas plantadas na Serra dos Pireneus surpreendeu os enólogos e apreciadores da bebida.

Fruto do trabalho do médico Marcelo de Souza, que encontrou no clima da Serra dos Pireneus o solo ideal para se tornar empreendedor do ramo, em 2008. O resultado chega agora engarrafado em dois novos rótulos, Intrépido e Bandeiras, produzidos na vinícola Pireneus Vinhos e Vinhedos.

Segundo Marcelo, as condições são ideais para produção de uvas: Verão quente, seco e com noites frias, clima semelhante às áreas mediterrâneas.

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) atesta que o estado de Goiás tem condições climáticas propícias à produção de uvas de alta qualidade no período de estiagem e abundância de água para a irrigação dos vinhedos. Outro ponto positivo é que em Goiás não há frio suficiente para induzir a hibernação da videira, o que possibilita duas colheitas ao ano.

O vinho Bandeiras (nome inspirado na história de Pirenópolis, fundada por bandeirantes), é fabricado com uva do tipo Barbera, conhecida por sua coloração intensa e robusta. Marcante também pela acidez, que no solo goiano a característica foi controlada com a técnica de maceração à frio antes do processo de fermentação. Mesmo com 15% de teor alcoólico, o Bandeiras não agride o paladar, tem uma identidade marcante e um impacto inicial que vai aos poucos se dirimindo em notas aromáticas sutis, que remetem à ameixa.

O Intrépido, feito das uvas Syrah, é submetido ao processo de maceração antes e depois da fermentação. É suave e com notas aromáticas claras, tendo menos efeito adstringente que o Bandeiras.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 3.8

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Lançamento de exposição de Pirenópolis e Brasilia em Nova YorkRua da Felicidade