Vacinação em Pirenópolis imuniza profissionais da saúde e 60 anos acima

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 10 de maio de 2021, às 9:23

 

Vacinação em Pirenópolis imuniza profissionais da saúde e 60 anos acima

 

Após a chegada do lote de vacinas em Goiás na última quinta, 29, a vacinação em Pirenópolis avançou um pouco mais. Desde segunda, 03, idosos acima de 60 anos estão sendo imunizados, assim como profissionais da área da saúde.

De acordo com informativo da Secretaria de Saúde de Pirenópolis, as unidades de vacinação aumentaram. Antes, a imunização vinha sendo feita apenas na Unidade de Saúde Meia Ponte, por sistema Drive-Thru. Agora são cinco postos onde as vacinas estão sendo aplicadas, tanto em quem vai de carro, quanto em pedestres.

Confira os postos de vacinação em Pirenópolis

Para quem prefere o sistema Drive-Thru, onde a pessoa não precisa sair do carro para receber a dose da vacina, as unidades são Meia Ponte (clique aqui para ver a localização) e Estrela Dalva (clique aqui para ver a localização).

Já para quem vai a pé, são três unidades: Alto do Bonfim (clique aqui para ver localização), Alto do Carmo (clique aqui para ver a localização) e Alto da Lapa (clique aqui para ver a localização).

Os horários de vacinação em todos os postos são entre 07h30 e 11h na parte da manhã e entre 13h e 16h30 no período da tarde.

Os idosos com 60 anos ou mais devem se apresentar na unidade de saúde responsável, munidos de documento com foto, CPF, cartão do SUS, comprovante de endereço e carteira de vacinação.

Já os profissionais de saúde, segundo a Secretaria, devem apresentar documento que comprovem o vínculo de trabalho, acadêmico ou estágio em estabelecimentos localizados em Pirenópolis. O município de residência do profissional não será considerado, apenas a sede do estabelecimento onde trabalha.

Quais profissionais da área da saúde podem vacinar

A Secretaria de Saúde de Pirenópolis está seguindo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). No documento, são descritos a população-alvo, assim como definição e recomendações para vacinação dos grupos prioritários conforme as pautas de distribuição de vacina.

Segundo o Plano, considera-se trabalhadores da saúde a serem vacinados na campanha, os indivíduos que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, como por exemplo hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros.

Os profissionais da saúde são divididos em 14 categorias:

  • médicos;
  • enfermeiros;
  • nutricionistas;
  • fisioterapeutas;
  • terapeutas ocupacionais;
  • biólogos;
  • biomédicos;
  • farmacêuticos;
  • odontólogos;
  • fonoaudiólogos;
  • psicólogos;
  • assistentes sociais;
  • profissionais da educação física;
  • médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares

Além deles, também são contemplados agentes comunitários de saúde; agentes de combate às endemias; profissionais da vigilância em saúde; trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, trabalhadores da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros.

Por fim, também são incluídos no grupo aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares, como cuidadores de idosos, doulas/parteiras, funcionários do sistema funerário, Instituto Médico Legal (lML), Serviço de Verificação de Óbito (SVO) que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados, acadêmicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar, atenção básica, clínicas e laboratórios.

Clique aqui para ver o PNO na íntegra.

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Músicos de Pirenópolis pedem apoio na internet para voltarem a trabalharVeja as vagas de emprego disponíveis para o mês de maio em Pirenópolis