Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Um Roteiro Europeu com queijos e vinhos até Pirenópolis

Leia em 3 minutos

[vc_row][vc_column][vc_gallery interval=”3″ images=”19297,19287,19290,19299″ img_size=”full”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

À apenas 140 km de Brasília, Pirenópolis é uma das cidades queridinhas dos brasilienses. E os motivos são óbvios né, gastronomia diversificada, arquitetura colonial, paisagens naturais bucólicas… Então, para os apaixonados pela nossa cidadezinha, uma surpresa: A gente descobriu um roteiro digno de filme, com vinícolas e queijarias suíças para quem vai de Brasília à Pirenópolis.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space height=”40px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Cachaçaria Alambique Cambéba

Próximo ao Outlet Premium em Alexânia está à primeira parada, a Cachaçaria Alambique Cambéba, que logo de cara já impressiona pelo belo casarão colonial branco e azul. A surpresa realmente começa na recepção, que possui um antiquário belíssimo com máquinas de escrever, telefones e outros objetos antigos. Em seu interior, a cachaçaria possui um encantador bistrô de alta gastronomia com uma vasta carta de vinhos, e claro, a própria cachaça Cambéba, que é trazida pelo dono do lugar, Sr. Galeno Furtado.

Comer por ali fica ainda melhor com a vista privilegiada que o lugar tem para a plantação de cana da cachaça e para alguns vales verdinhos, é de tirar o folego. O ápice da visita se encontra a 5 metros de profundidade, onde possui uma adega subterrânea com cerca de 150 barris de carvalho em um ambiente naturalmente frio, beirando os 8 graus. A vista e o aroma inebriante da adega te faz esquecer que está em pleno cerrado goiano.

Fazenda Brioso, Alexânia, Goiás.
Telefone: (62) 3336-2220 (61) 9981-5868

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19287″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19286″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19303″ img_size=”medium”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Vinícola Pireneus Vinhos e Vinhedo

Seguindo viagem, no município de Cocalzinho de Goiás, outra atração improvável é a primeira e única vinícola de uvas europeias do Goiás. O lugar parece um verdadeiro cenário de filme italiano, uma casinha rústica, gramado verde, um balanço de madeira e lá ao fundo os 4 hectares de plantação dos 12 mil pés das uvas syrahbarbera e tempranillo, uvas essas que produzem vinhos nacionalmente conhecidos desde 2010, o Intrépido e o Bandeiras.

O primeiro, produzido com uvas francesas Syrah, é submetido ao processo de maceração antes e depois da fermentação, tornando-o suave e com notas aromáticas claras. Já o segundo, da uva italiana Barbera, possui uma coloração intensa e uma identidade marcante que remete à ameixa. Além de conhecer a história da vinícola, você ainda pode passear pelo vinhedo e degustar os vinhos com alguns frios.

Cocalzinho de Goiás, Serra dos Pireneus
Email: pireneusvinhos@gmail.com

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19290″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19293″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19291″ img_size=”medium”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Queijaria Alpina

A última parada da nossa viagem antes de chegar a Pirenópolis é em Corumbá de Goiás, na fazenda Pica-Pau, onde se encontra a Queijaria Alpina. Quem produz os queijos é o suíço Stephan Gaehwiler, que decidiu ficar no Brasil em 1982 com o sonho de produzir algo especial. Alguns anos depois começou a fabricação 100% artesanal dos queijos, que são feitos a partir de vacas leiteiras pardo-suíço, as mais tradicionais no país do Alpes.

Stephan conta que foi instalando as condições ideais para a produção aos poucos, o gado específico, a ração, as câmaras frigoríficas… Hoje, possui um dos mais altos padrões de fabricação e uma qualidade tão elevada que é elogiado pelos próprios conterrâneos suíços. Com agendamento é possível visitar o local e conhecer a história de elaboração, fazer uma degustação e até comprar os queijos, que saem bem mais em conta do que em outros pontos de venda.

Fazenda Pica-Pau, Zona Rural, Corumbá De Goiás.
Telefone: (62) 3338-1155

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19299″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19301″ img_size=”medium”][/vc_column][vc_column width=”1/3″][vc_single_image image=”19300″ img_size=”medium”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

Pronto, com o carro cheio de cachaças, vinhos e queijos, você já pode vir para Piri e aproveitar o final de semana.

[symple_spacing size=”30″]

Texto e Publicação: Heloisa Bortolassi

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

 

Clique aqui, e fique por dentro de outras dicas como essa.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.

Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer. Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Bravotech | Venda & Assistência Técnica de Notebooks, Desktops e equipamentos em geral.

Últimas

O Mascarado Agita Pirenópolis

Canal Pirenópolis no WhatsApp

Explore informações, novidades e valiosas dicas sobre Piri.

Apaixonados pela cidade, este é o seu Canal!