A Prefeitura de Pirenópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, inaugurou nesta terça, 27, um novo sistema de coleta de lixo, mecanizada e para lixos não recicláveis.
O intuito do projeto é proporcionar mais agilidade e segurança na coleta de lixo de Pirenópolis por meio de 35 coletores espalhados em pontos estratégicos da cidade.
Como funciona a nova coleta de lixo
De acordo com o coordenador do projeto, o engenheiro Michael Douglas, a coleta funciona com um sistema que permite que o coletor seja conectado ao caminhão de lixo despejando os resíduos direto na caçamba, sem necessidade de manuseio.
Os 35 coletores são da cor cinza e podem receber os seguintes dejetos:
- Restos de alimentos;
- Papel higiênico;
- Guardanapos;
- Absorventes íntimos;
- Papel plastificado;
- Latas de aerossol;
- Fraldas;
- Lenços;
- Bitucas de cigarro;
- Celofane;
- Isopor, entre outros.
Nem todo lixo poderá ser descartado nesses coletores. Alguns resíduos podem acabar danificando as lixeiras. Fique atento ao que é proibido descartar:
- Objetos eletrônicos;
- Animais mortos;
- Restos de poda de árvores;
- Entulhos.
Vale lembrar que a tampa dos coletores devem ficar sempre fechados para evitar a entrada de água da chuva. Para utilizá-los, basta levantar a tampa, que não possui trava.
Próximas ações para coleta de lixo em Pirenópolis
Segundo o secretário de Meio Ambiente, César Augusto Feliciano Triers, novas ações na coleta de lixo serão implementadas em breve na cidade.
Dentre as propostas estão um sistema de coleta seletiva e implementação de uma gerenciadora de garrafas de vidro. O intuito é melhorar as soluções de reciclagem, além de gerar um bom retorno para os catadores.
Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).
Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.
*Com informações de Prefeitura de Pirenópolis.