Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidade

 em Dicas em Pirenópolis, Pirenopolinidade
Leia em 3 minutos

Atualizado em 7 de junho de 2021, às 9:13

Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidadeNo instagram, é comum reviver lembranças importantes nas quintas-feiras através da hashtag #tbt (throwback thursday, de volta a quinta-feira). Como recordar é viver, nós, do Agita Pirenópolis, resolvemos trazer a prática também para o site.

E não tem lembrança melhor do que falar sobre personagens marcantes da história da nossa cidade.

Hoje, falaremos de Teodorico Pereira, mais conhecido como Seu Ico. Aliás, este é um adendo que vale a pena mencionar: em Pirenópolis, todo mundo é mais conhecido por algum nome ou apelido carinhoso.

Conheça a história do Seu Ico

Se você não é nativo de Pirenópolis, talvez não conheça essa figura marcante, mas não há pirenopolino que não saiba quem foi Teodorico Pereira, ou melhor, Seu Ico.

Nascido no dia 01 de agosto de 1926, Seu Ico era querido na cidade inteira, famoso por suas inúmeras histórias.

Dizem que seu início como “contador de histórias” foi na Escola Estadual Hermano da Conceição, onde trabalhou durante 19 anos até se aposentar. Esse era seu jeito de atrair atenção e distrair a criançada.

Seu Ico foi tocador de sinos e sacristão da Igreja por muitos anos. Em sua casa, na Rua Matutina, montava um presépio com peças de barro feitas por ele mesmo que atraía diversos visitantes.

 Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidade

Casa do Seu Ico, Rua Matutina, Casa 6. Foto: Adriano César Curado

Seu Ico na TV e no Cinema

Foi uma figura tão popular que chamou a atenção até da Regina Casé, na época do programa Brasil Legal, da TV Globo.

Regina passava por diversos Estados e em cada cidade apresentava um personagem. Seu Ico participou do programa de estreia, em 16 de maio de 1995. 

Ele levou a apresentadora para passear e conversaram sobre diversos assuntos.  No final da entrevista, Seu Ico canta uma canção que emociona Regina.

Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidade

Foto: Reprodução Globo

Para assistir a entrevista na íntegra, clique aqui.

Mas não foi só na TV que Seu Ico apareceu. Ele também deu ar da graça nos cinemas ao ser protagonista do documentário “Icologia” apresentado no VII FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, realizado na Cidade de Goiás. 

No filme, que tem duração de 26 minutos, podemos apreciar seu Ico ensinar sobre ecologia, crenças religiosas, farmacologia e consequências da ação humana na natureza.

Para assistir, clique aqui.

O curta chegou a vencer duas categorias do festival: Melhor Filme e Melhor Fotografia. Além de outros prêmios no Brasil e Portugal. 

Morte e legado

Teodorico Pereira faleceu aos 79 anos, em 2006 por consequência da diabetes. Em 2010, o Portal Receptivo de Pirenópolis foi inaugurado com o nome de Seu Ico, em sua homenagem. 

 *Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidade*

Portal Receptivo de Pirenópolis

Já se passaram 15 anos de sua morte, mas seu legado segue mais vivo do que nunca, com seus ensinamentos de amor e respeito à natureza, alegria e simplicidade. 

Seu Ico, personificação de alegria, amor à natureza e simplicidade

Foto: Angelo Lima

Conheça mais personagens e particularidades de Pirenópolis visitando a seção Dicas (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

4 cachoeiras mais próximas do Centro Histórico de Pirenópolis4 lugares para Turismo de Natureza em Pirenópolis