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Você está fazendo a rotatória do centro da cidade corretamente?

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Você Está Fazendo A Rotatória Do Centro Da Cidade Corretamente

A rotatória do centro foi construída em 2017, junto com a rotatória localizada na saída e chegada de turistas à cidade.

As rotatórias foram projetadas para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de veículos e reduzir os conflitos anteriormente causados. No entanto, muitos motoristas experientes ainda não sabem como utilizá-las corretamente, o que vem tornando a construção uma grande dor de cabeça tanto para os moradores quanto para os visitantes da cidade.

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para utilizar a rotatória corretamente! Continue lendo e descubra.

Reduza a velocidade

Ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualiza a placa de advertência A-12 (“Interseção em círculo”). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40 km/h). Faixas de pedestres estão posicionadas a distâncias equivalentes de um ou dois carros antes da rotatória. Lembrando que deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa é infração grave!  Com multa de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH.

Regra de circulação

De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação.

No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos, a preferência será do motorista que estiver à direita.

Mas sempre existe aquele que pergunta o que fazer quando os quatro veículos chegarem ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra continua a mesma, só que neste caso, é preciso de uma dose de gentileza para resolver o impasse.

Seta

Outra regra importante na hora de fazer a rotatória é o uso da Seta. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa, o que não é o caso das rotatórias de Pirenópolis, pois as faixas de rolamento comportam apenas um veículo.

Nunca pare

Jamais pare no meio de uma rotatória. Ela funciona como um cruzamento, onde o trânsito flui de forma contínua. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes. Ao sair dela, pare somente para pedestres que estejam na faixa de pedestres ou para veículos de emergência.

Rotatória do Centro: Dicas para ciclistas

Se você estiver de bicicleta em uma rotatória, tem duas opções:

  • Entre na rotatória como se estivesse de carro. Permaneça centralizado em sua pista, para ficar mais visível e evitar ser fechado por outros veículos.
  • Se não estiver à vontade andando de bicicleta na rotatória, saia da pista e use a faixa de pedestres.

AVISO: Não vire á esquerda saindo da pista da direita! Essa é uma das causas mais comuns de acidentes em rotatórias. A mesma regra se aplica a outros tipos de cruzamentos.  

Prontinho! Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma rotatória sem erros, é só colocar em prática! A turma do Agita espera que ninguém mais tenha essa problema na hora de realizar o cruzamento.

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