Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias

 em Destaque 1, Dicas em Pirenópolis
Leia em 4 minutos

Atualizado em 2 de março de 2021, às 9:02

 

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias

 

Localizado a 5 km do Centro Histórico de Pirenópolis, o Refúgio Avalon é um atrativo turístico que foge do convencional.

Além de ser todo adaptado para receber pessoas com deficiência física e visual, o espaço realiza diversas ações sustentáveis como o reaproveitamento da água da chuva, minhocário, tratamento de dejetos e produção de hortaliças.

Dispõe de uma extensa área verde com cachoeira, jardins, banho de argila e experiências que fazem com que você se conecte com a natureza e renove suas energias.

Algumas das das atrações do Refúgio Avalon

Jardim Sensorial

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias jardim

Um espaço com mais 150 espécies de plantas medicinais e aromáticas que pode ser visitado por todo público, inclusive deficientes visuais, já que, além da identificação pelo cheiro, o jardim é todo adaptado com Braille, que é o sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão.

Gruta dos desejos

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias gruta

Ao final de um caminho norteado por muros de pedras, da época dos escravos, encontra-se a gruta dos sonhos onde, em pequenos potes, os visitantes deixam escritos alguns de seus sonhos. A cultura é que a cada papel deixado você leve um com você para que, de certa forma, você contribua para o sonho de alguém.

Cachoeira 

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energiascachu

 

A Cachoeira Avalon, assim como todo o restante do Refúgio, é de fácil acesso e com acessibilidade garantida a cadeirantes. É possível entrar debaixo da queda d’água, através de uma pequena escadaria e um sistema de apoio.

Há uma piscina infantil de água natural, cuja profundidade máxima é de 80 cm, bem como tem o poço propício para os adultos, cuja profundidade chega a 1,70cm.

Na área da cachoeira possui um deck com mesas, tendas e ombrelones, onde os visitantes podem facilmente se acomodar e fazer pedidos do restaurante, que servirá seu pedido no conforto de sua mesa.

Trilhas

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias trilhas

 

Para os amantes da natureza e da diversão, um dos pontos de visitação do Refúgio Avalon são suas trilhas. A primeira trilha possui 500mts e é quase inteiramente acessível para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Dentro da trilha são encontrados 4 pontos: a gruta dos desejos; a oca do índio nervoso; a praça da reflexão, também chamada de centro de energia; e o balanço.

Esta trilha é inteiramente acompanhada por um guia do próprio Refúgio que apresentará todos os pontos em um diálogo com os visitantes. O tour com o guia sai às 9h, 11h, 14h e 16h. O visitante pode fazer a trilha sozinho, se preferir, sendo a trilha toda sinalizada com placas indicativas.

Há, ainda, uma trilha de 1,8km para aqueles que gostam de um passeio mais montanhoso, que chega até o mirante da pedreirinha. Esta trilha, contudo, deve ser feita com um guia particular.

Compostagem doméstica

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energiascomposta

No Refúgio, usa-se o lixo orgânico para enriquecer o solo das plantas. Além de reduzir a produção de gases do efeito estufa, a compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados no dia a dia.

Redário

Refúgio Avalon, o local ideal para renovar suas energias

Um redário coberto, com vista para a cachoeira e natureza, garante um descanso fresco e tranquilo.

E não se preocupe: todas as redes são sanitizadas em acordo com protocolos de segurança municipais e em padrão internacional, no intuito de prevenir o contágio do novo coronavírus.

Ademais, o espaço possui um bar e restaurante arejado, que serve diversos tipos de comidas, petiscos, lanche e aquela cerveja gelada para você desfrutar de uma tarde agradável ao lado da família e amigos. Confira o cardápio acessando o site.

O local é aberto todos os dias, das 8h30 às 17h30, e exige agendamento prévio para visitação, aceitando visitante sem reserva somente caso não tenha atingido sua capacidade de carga.

Para maiores informações, acesse o site (clicando aqui) ou, se preferir, acompanhe o perfil no Instagram (@refugio.avalon).

Para saber mais notícias da cidade, visite nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 2.6

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Qual sua opnião?

3 Playlists perfeitas para você aproveitar o seu dia em Pirenópolis9 Fotografias mais bonitas de Pirenópolis no mês de Janeirocapa