A Prefeitura de Pirenópolis foi alvo de investigação da Polícia Civil na manhã desta quinta, 30.
A Operação Réplica, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (DERCAP), visa investigar fraude envolvendo licitações públicas e contratos firmados pela Prefeitura Municipal de Pirenópolis.
A ação de hoje contou com 64 policiais e deu cumprimento a 21 mandados de busca e apreensão e a 3 afastamentos de função pública. Além de Pirenópolis, os mandados também incluíam as cidades de Goiânia, Cristalina, Formosa e Goianápolis, além do Distrito Federal.
A operação teve apoio das delegacias regionais de Anápolis, Luziânia e Formosa.
Entenda porque a Prefeitura de Pirenópolis é investigada
A Prefeitura de Pirenópolis é investigada por fraudes em processos licitatórios para contratação de empresa responsável pelo inventário de diversas Secretarias Municipais.
Segundo a Polícia Civil, foi constatado que uma única licitante foi vencedora de todos os processos, visto que a documentação foi copiada e reproduzida nas licitações e seus respectivos contratos firmados entre a Administração pública e a empresa, cujo nome não foi divulgado.
O nome da Operação “Réplica” foi dado justamente por conta desse modus operandi de propostas, empresas participantes e documentação semelhante em diversos processos.
Ainda de acordo com a PC, são investigados nesta operação 10 pessoas físicas, além de pessoas jurídicas de direito público e privado. Os investigados respondem, no inquérito policial, pelos delitos de fraudes em licitações e falsificação de documento público e particular.
Prefeitura deu nota de esclarecimento
Em resposta à Operação, a Prefeitura soltou uma nota de esclarecimento, informando que a investigação diz respeito à gestão anterior. Confira:
Em relação à Operação Réplica, deflagrada pela Polícia Civil de Goiás nesta quinta-feira (30), a Prefeitura de Pirenópolis esclarece que os crimes investigados dizem respeito à gestão 2017 a 2020. Logo, mais esclarecimentos devem ser obtidos junto ao delegado responsável pela operação
Continue acompanhando o caso através da nossa seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).
Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.