Em Pirenópolis, os espetáculos das cores acontecem todos os dias tanto no amanhecer quanto no pôr do sol, tudo depende de como está o clima, o vento e também a quantidade de poeira contida na atmosfera, isso mesmo, a sujeira também faz parte do espetáculo!
Para entender cada etapa vamos ao inicio de tudo, que é compreender o porque do céu ser azul. Sabe aquelas perguntas que surgem de madrugada quando vem aquela insônia e você não tem nada para fazer? Pois é, essa é uma delas e pra te ajudar nessa pesquisa vai aí a explicação do Agita:
Porque o céu é azul?
Trata-se de um efeito provocado pela dispersão da luz solar através da camada de gases que envolve o nosso planeta. No caso da Terra, devido à grande presença de nitrogênio, (78%) e oxigênio (21%), a luz solar reage e as ondas de cor azulada se dissipam. Então, este céu azul lindo que você vê todos os dias é resultado da não absorção de ondas de vibração azulada pelos gases da atmosfera, que as espalham por todo planeta.
Por que o céu muda de cor durante o nascer e pôr do sol?
No nascer e no pôr do Sol, as ondas de luz percorrem um caminho muito mais longo para chegar até nós, ou seja, atravessa ainda mais camadas de gases dentro de nossa atmosfera.
Assim, a trajetória dessa luz sofre interferência maior e vai sendo espalhada até chegar em nós. Ah e pra quem ficou curioso com a parte das poeiras, isso é porque quanto mais houver partículas de sujeira em suspensão na atmosfera – além das que naturalmente fazem parte dela –, mais a luz azul é espalhada, aumentando a vermelhidão no pôr-do-sol.
E aí, o que achou dessa matéria? Deixe sua opinião nos comentários e não se esqueça de conferir as últimas notícias de Pirenópolis, clicando aqui.