Piri Recicla: conheça o movimento que incentiva a coleta seletiva na cidade

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 3 minutos

Atualizado em 23 de agosto de 2021, às 17:30

 

Piri Recicla: conheça o movimento que incentiva a coleta seletiva na cidade

Foto: @karlinhakaroma

O Piri Recicla é um movimento de voluntários que se disponibilizaram a trabalhar e incentivar uma coleta seletiva em Pirenópolis.

O projeto é uma realização da COEPi (Comunidade Educacional de Pirenópolis) e teve como motivação inicial o incômodo com a questão do lixo na cidade.

Há um ano em atividade, o Piri Recicla vem crescendo cada vez mais e, recentemente, criaram um grupo no facebook para trocas e doações de todo tipo de material. A intenção é evitar jogar no lixo algo que pode ser útil para alguém.

Como surgiu o movimento

Há exatamente um ano, em agosto de 2020, um grupo de jovens preocupados com a gestão de resíduos sólidos na cidade criou um movimento com intuito de sensibilizar e conscientizar as pessoas para adotarem hábitos mais sustentáveis.

A proposta não se resume à reciclagem, mas também visa incentivar a população a repensar hábitos e reutilizar materiais que possivelmente iriam parar no lixo.

Recentemente, o Piri Recicla lançou um grupo no facebook chamado Rede de Trocas de Pirenópolis, para conectar pessoas que estão se desfazendo de algo, com outras podem se interessar por aquilo. 

Lá, as pessoas podem tanto oferecer quanto procurar coisas. De roupas a eletrodomésticos, o que importa é não jogar no lixo e tentar achar quem reutilize. Vale lembrar que não é um espaço para vendas e sim de trocas/doações. 

Ações do grupo Piri Recicla

Além de integrar a rede de trocas, os participantes do grupo também ficam tendo acesso às ações do movimento. A última ação realizada foi um mutirão de limpeza do Rio das Almas que aconteceu no sábado, 14, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Piri Recicla (@pirirecicla)

Um novo mutirão está previsto para o dia 19 de setembro, pelo Dia Mundial da Limpeza. 

A COEPi também recebe caixinhas de leite e garrafa pet para reciclagem. O horário de entregas  é de seg-sex das 8h-12h e das 14h-18h.  Clique aqui para ver a localização.

Todas as atividades do movimento podem ser acompanhadas pelo grupo do facebook (clique aqui para acessar) e pelo instagram (clique aqui para seguir). Quem quiser contribuir de alguma forma,  pode entrar em contato direto pelo insta ou ligar no número (62) 3331-1990.

Outras formas de participação

O movimento ressalta que mesmo quem não pode se voluntariar pode fazer a sua parte até mesmo dentro de casa. Pequenas ações podem fazer a diferença, confira:

  • Começar a separar seu o lixo pois a coleta seletiva vem aí,
  • Separar e depositar garrafas de vidro na caçamba localizada na entrada da ponte velha;
  • Separar caixinhas de leite e garrafa pet e entregar na COEPi para fazer mudas (passe uma água antes para tirar resíduos);
  • Entregar remédios vencidos/velhos na farmácia municipal, em frente a Prefeitura;
  • Fazer sabão com óleo de cozinha usado;
  • Fazer compostagem do lixo orgânico;
  • Recusar canudos, sacolas e tudo o que for descartável;
  • Levar sacola reutilizável quando for fazer comprar;
  • Combinar com o seu delivery favorito de deixar um pote lá, e assim evitar as marmitas;
  • Ajudar a disseminar essas informações.

 

Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis). 

Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Cemitério São Miguel: prefeitura se omite e caso segue sem soluçãoVacinação contra a Covid-19: Pirenópolis tem 84% da população imunizada