Cancelada a festa das Cavalhadas 2021 em Pirenópolis

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 22 de fevereiro de 2021, às 13:12

 

Cancelada a festa das Cavalhadas 2021 em Pirenópolis

 

A Prefeitura de Pirenópolis, juntamente com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário e o atual Imperador, Heráclito D’Abadia Camargo, optou pelo cancelamento das festividades das tradicionais Cavalhadas 2021, visando a segurança e saúde dos moradores e turistas.

Prevista para acontecer entre os dias 14 e 22 de maio, as comemorações em louvor ao Divino Espírito Santo, como Novenas, Missa de Pentecoste, serão transmitidas pela internet. Já as Cavalhadas, Folias e Reinados estão cancelados.

Há mais de 200 anos, festividades acontecem de forma ininterrupta, mas em razão da pandemia, foram canceladas pela segunda vez na história. Com isso, milhares de pessoas que costumam acompanhar a tradicional encenação da batalha entre mouros e cristãos, não o farão.

Além de ser uma atração turística, as Cavalhadas de Pirenópolis são um evento esperado pela população e faz parte da vida da maioria dos pirenopolinos.

Festa do Divino Espírito Santo

A festa, de cunho religioso, foi inserida no Brasil pelos jesuítas portugueses e representa as lutas medievais entre cristãos e mouros, que se tornaram um símbolo da resistência e avanços da religião cristã na conquista por terras e novos fiéis.

Em Pirenópolis, seu primeiro registro é de 1819, trazida pelo Coronel Joaquim da Costa Teixeira, consagrado como primeiro Imperador do Divino. O papel do Imperador é organizar e promover as cerimônias que são preparadas durante 1 ano. 

Em suma, o acesso à cidade continua liberado para moradores, familiares e turistas que apresentarem comprovantes de reserva em pousadas e atrativos. 

Os agentes municipais de saúde continuarão a orientar moradores e comerciantes para que sejam cumpridos rigorosamente os protocolos de segurança no sentido de preservar a saúde dos moradores e ser um destino seguro para todos os seus visitantes.

Continue acompanhando tudo que acontece na cidade na seção Notícias (clicando aqui), ou se preferir, siga nossa página no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 4.1

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Governo do Estado de Goiás anuncia vagas para CNH SocialEmpresários da Rua do Lazer fazem ação contra Covid-19 em Pirenópolis