Depois de publicar um decreto na última quinta, 18, no qual permitia o funcionamento das atividades econômicas da cidade, o Prefeito, a fim de evitar o aumento da propagação e contágio do vírus da Covid-19, voltou atrás em sua decisão e optou por aderir ao Decreto Estadual, fechando bares, restaurantes, atrativos e pousadas de Pirenópolis.
Em nota publicada na sexta, 19, a Prefeitura informou que, logo após tomar conhecimento do conteúdo do Decreto Estadual que estabelecia escalonamento das atividades comerciais, passou a debater o alcance dos seus efeitos junto ao Departamento Jurídico uma vez que, aderir ao revezamento de imediato, causaria danos e impactos no setor econômico.
Mesmo com o endurecimento das medidas municipais, o Ministério Público se posicionou enviando ao município recomendação formal para o cumprimento do Decreto Estadual em sua totalidade.
Sendo assim, a Prefeitura publicou um novo decreto acatando a orientação imposta pelo Governo do Estado de Goiás.
Pirenópolis adere ao Decreto Estadual. Veja quais atividades funcionarão na cidade:
- Hospitais e laboratórios;
- Consultórios médicos e odontológicos; farmácias; clínicas de vacinação;
- Supermercados; padarias e panificadoras;
- Postos de combustíveis;
- Agências bancárias e lotéricas;
Além disso, estabelecimentos do gênero alimentício podem funcionar como drive thru, delivery ou pegue e leve.
Não podem funcionar:
- Hotéis e pousadas;
- Feiras livres e comércio ambulante;
- Lojas e galerias comerciais;
- Oficinas mecânicas;
- Salões de beleza;
- Distribuidoras de bebidas;
- Estabelecimentos de ensino público e privado;
- Cartórios extrajudiciais;
O Governo do Estado publicou a Cartilha Abre e Fecha, que contém todas as informações necessárias ao revezamento das atividades comerciais. (Clique aqui) para acessá-la na íntegra.
Diante da situação, fica determinado que a flexibilização das medidas restritivas não poderá acontecer caso o município esteja classificado como estado de calamidade.
Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).