Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Pirenópolis a Capital da Prata

Leia em 2 minutos

pireartesanato

Pirenópolis além de seus inúmeros atributos naturais e históricos, hoje se destaca também como a capital das joias artesanais feitas com prata.

A cidade tem aproximadamente 100 ateliês que trabalham com a prata, envolvendo cerca de 300 artesãos. A produção artesanal é feita nos mais variados estilos, montadas com pedras brasileiras como ametistas, topázios, turmalinas, esmeraldas, águas-marinhas e outras pedras originadas de outros países.

A cultura foi trazida no final da década de 70, quando Edson Paranhos (fundador da Central de Reservas), e inúmeros outros visitantes se deslocaram para Pirenópolis em busca de tranquilidade e interação com a natureza.

Como Edson havia conhecido uma infinidade de lugares exóticos ao redor do mundo em busca de conhecimento e aventura, este transmitiu as técnicas do artesanato em prata, assimiladas em vários países e diversas culturas, para os visitantes interessados na época e para os moradores locais de Pirenópolis. A população local absorveu o conhecimento, e a partir da criatividade individual hoje temos excelentes joalheiros e produtos que se destacam em âmbito nacional e internacional.

Loja-de-Artesanato-Galleria-Shop-Pirenópolis-1-cópiaEdson Paranhos hoje divulga seu trabalho na oficina Galleria Shop, tendo a participação fundamental de sua esposa Lucilene Siqueira. A Galleria se destaca como uma das mais completas lojas de artesanatos em prata, do qual segue princípios ecológicos aproveitando objetos reciclados, como placas de raixo-x, componentes de aparelhos eletrônicos e outros utensílios em prata que são apurados e reaproveitados por vários ateliês.

Lucilene Moreira de Siqueira (esposa de Edson Paranhos) trabalha a mais de 18 anos com joalheria artesanal. Com trânsito de nível internacional, a designer, que já fez cursos de joalheria, lapidação e gemologia (estudo das pedras), diz que o processo de design das peças é feito com muita criatividade e pesquisa.

As pedras utilizadas nas joias produzidas artesanalmente são, em sua maioria de garimpos de Goiás, Tocantins e Minas Gerais. Hoje a utilização da pedra agrega valor ao trabalho, já que a prata possui um valor menor referente a outros metais nobres.

Pirenópolis já teve suas joias em prata divulgadas na maior Feira de Pedras Preciosas e Joias do Mundo, na cidade de Tucson, no Arizona (EUA). Além de terem sido comercializadas em Nova York (EUA) e em Bangkok (Tailândia). As joias foram elogiadas e muito bem aceitas comercialmente, mostrando que Pirenópolis chegou no patamar internacional.

Picture of Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer.Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Últimas

Rede elétrica de Pirenópolis é reforçada pela Equatorial Goiás, com substituição de equipamentos antigos por novos e modernos pela cidade.

plugins premium WordPress