Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Os Novos Sinos da Igreja Matriz: Pirenópolis Celebra

Leia em 2 minutos
Os Novos Sinos da Igreja Matriz: Pirenópolis Celebra
Novos Sinos da Igreja Matriz | Foto: Júnior Guimarães

Ah, o som dos sinos! Quem não se lembra daquele toque mágico que ecoa pelas ruas, anunciando a hora ou algum evento especial ou tocando todos os dias às 17h? Em Piri, esse som estava fazendo falta. Mas preparem os ouvidos, queridos leitores, porque os novos sinos da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário foram entregues!

Um Presente de Aniversário

No aniversário da cidade, que aconteceu no último sábado (07/10), a Secretaria da Cultura de Goiás fez uma entrega pra lá de especial: dois novos sinos para a Igreja Matriz. E não são quaisquer sinos! Eles são réplicas dos originais que foram destruídos em um incêndio devastador em 2002. O investimento para essa ação cultural e histórica foi de R$ 89 mil, bancados pelo tesouro estadual.

Os Novos Sinos da Igreja Matriz Marcam Uma História de Superação

Vamos voltar um pouquinho no tempo. Era a madrugada de 5 de setembro de 2002 quando um incêndio quase dizimou a Igreja Matriz. Os sinos, que já eram parte da identidade da cidade, acabaram derretendo no fogo. Quatro anos depois, a igreja foi restaurada e ganhou novos sinos vindos de Minas Gerais. Mas, infelizmente, eles racharam e a igreja ficou em silêncio por anos.

O governador Ronaldo Caiado anunciou a restauração dos novos sinos da Igreja Matriz em junho deste ano, durante as celebrações da Festa do Divino Espírito Santo em Pirenópolis. A Secretaria de Estado da Cultura, sob a liderança de Yara Nunes, assumiu a missão de trazer de volta esse patrimônio. E que missão! Os novos sinos pesam 295 kg e 72 kg e são banhados com bronze dos sinos originais de 1803.

O Significado dos Sinos

Para Eduardo Tadeu do Nascimento, sacristão-mor da Igreja do Rosário e curador do Museu da Matriz, os sinos são mais do que objetos.

“Faz parte da bucólica Meia Ponte o soar dos sinos porque antigamente era o meio de comunicação, era onde se vislumbravam as horas, era onde as pessoas se orientavam. Acontecia alguma morte, alguma coisa, era então orientado pelos toques dos sinos, então isso é muito importante para nós aqui”, conta o sacristão-mor

Os sinos de igreja são mais do que simples objetos de metal; eles são a voz da comunidade, marcando o tempo e os rituais sagrados. Além de sua função temporal, o sino também anuncia o início das missas e eventos especiais da Igreja Católica.

 

Ficamos felizes com a sua presença! O Agita Pirenópolis está passando por um processo de renovação em sua aparência e conteúdo. Sendo assim, convidamos você a continuar compartilhando e nos acompanhando pelo Instagram ou, se preferir, a continuar lendo as últimas notícias aqui mesmo.

Clique aqui para receber em primeira mão as publicações do Agita Pirenópolis sobre a cidade no seu WhatsApp e junte-se à comunidade de apaixonados por Piri.

Picture of Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer. Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Bravotech | Venda & Assistência Técnica de Notebooks, Desktops e equipamentos em geral.

Últimas

O Mascarado Agita Pirenópolis

Canal Pirenópolis no WhatsApp

Explore informações, novidades e valiosas dicas sobre Piri.

Apaixonados pela cidade, este é o seu Canal!