O governador de Goiás e o secretário da saúde, estiveram nesta segunda-feira (04/06) na solenidade de certificação em Acreditação Hospitalar do Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime de Pirenópolis.
Recomendado pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) e concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), a certificação atesta a qualidade dos serviços prestados pela instituição, principalmente nos quesitos que envolvem a segurança dos pacientes e funcionários do hospital.
Com o recebimento dessa certificação, a instituição Ernestina Lopes assumiu um compromisso público com relação à qualidade do atendimento oferecido à população. É importante ressaltar que o hospital é a segunda instituição estadual do interior de Goiás a receber o certificado. O primeiro foi o Hospital de Urgências Trindade (Hutrin).
Segundo a Diretora Geral da Unidade, Silvana Maria Graziani Braga, a Acreditação é fruto de um trabalho de dois anos e seis meses, sobretudo na qualificação das equipes profissionais.
“Os protocolos e procedimentos que seguimos não deixam margem para o erro”, garante Silvana. Ela ainda afirma que agora o maior desafio será manter o alto padrão de qualidade que a Acreditação exige.
Organização Nacional de Acreditação – ONA
Para quem não conhece a Organização Nacional de Acreditação (ONA) é uma entidade não governamental e sem fins lucrativos que certifica a qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
A metodologia da certificação é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.
Além de hospitais a ONA certifica ambulatórios, laboratórios, serviços de pronto atendimento, home care, serviços de hemoterapia, serviços de nefrologia e terapia renal substitutiva, serviços de diagnóstico por imagem, radioterapia e medicina nuclear.