Pirenópolis é um município histórico, e um dos pioneiros no Estado de Goiás. A cidade, que foi tombada em 1989 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conta com um Centro Histórico cheio de casarões e Igrejas do século XVIII.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário
Localizada no Centro Histórico da Cidade, teve suas obras iniciadas no ano de 1728.
A matriz tem seus alicerces de pedra e as paredes são feitas de taipa de pilão. Somente as paredes mais altas da torre são feitas de adobe.
Visite a Igreja sem sair de casa pelo Street View do Google Maps, onde você pode fazer um tour em toda a parte interna da Igreja
Igreja Nosso Senhor do Bonfim
Construída no período de 1750 a 1754, possui três altares, o maior deles no centro e os dois menores nas laterais. A imagem de Nosso Senhor do Bonfim veio de Salvador a Pirenópolis sobre um comboio de escravos.
A Igreja traz a tradição de que se ao olhar nos espelhos presente dentro do nicho e não encontrar seu reflexo, morrerá rapidamente. Por esse motivo, os pirenopolinos nunca olham neste espelho.
Vocês teriam coragem?
Igreja e Museu Nossa Senhora do Carmo
Construída em 1750, fica localizada às margens à direita do Rio das Almas. Encontram-se sepultados nas sacristias da Igreja todos os membros da família Frota.
A partir de 1998 foram feitas várias melhorias, a fim de adaptá-la para guarda e exibição do acervo sacro, do folclore e manifestações religiosas de um modo geral.
O museu é um espaço cultural da cidade que afirma e amplia a intenção de manter viva a memória e cultura da região.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos – Extinta
Foi construída pelos escravos na época em que a mineração era a principal atividade econômica da cidade, para ser um templo católico dedicado à população que era proibida de frequentar as demais igrejas devido ao preconceito racial vigente na época.
Infelizmente, ela já não existe mais, uma vez que foi destruída em 1944,e no local hoje está localizada a praça do Rosário, onde existe um coreto.
Para saber mais dicas da cidade, visite nossa seção Dicas (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).