Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Flipiri 2022 – Os Povos do Mundo, em Pirenópolis

Leia em 5 minutos

Flipiri 2022 | Festa Literária de Pirenópolis

Com um mosaico das regiões brasileiras, de suas expressões culturais e das linguagens universais da literatura, a Flipiri 2022 – Festa Literária de Pirenópolis, chega a sua 12ª promovendo um grande encontro dos Povos do Mundo, que ocupará a Praça da Matriz e vários outros espaços e ruas da charmosa cidade goiana de 1º a 5 de novembro de 2022. Logo no dia de abertura, a festa apresenta um bate-papo com a cantora e compositora Fernanda Takai, às 19h, seguido por um pocket show, às 20h, na Tenda da Praça da Matriz.

O tema Povos do Mundo guiou a curadoria desta edição do evento, assinada por Maurício Melo Júnior. “A gente vai discutir durante toda a festa a diversidade dos sotaques literários de todos os cantos do mundo e tentar refletir isso da maneira mais ampla possível, trazendo diversas vozes de muitas das vertentes da literatura brasileira”, resume Maurício.

Serão mais de 80 atividades gratuitas, entre lançamentos de livros, oficinas, debates, conversas, saraus, cortejos literários e apresentações musicais e teatrais, que fazem de Pirenópolis um epicentro de estímulo à criatividade, à literatura e à formação de novas leitoras e leitores. Na vertente literária da programação, estão previstos debates que lançam luz sobre a representatividade regional brasileira.

O evento começa com o Esquenta Flipiri 2022, cortejo literário pelas ruas da cidade, às 16h do dia 1º de novembro. Simultaneamente, haverá a abertura da Flipiri Mirim, com o espetáculo de “palhágica” (palhaçaria com mágica) “Trimilique e Fraldinha”. A programação segue com lançamentos de livros, teatro de fantoches, chegada do Papai Noel e, de noite, participação especial da cantora e escritora mineira Fernanda Takai. A compositora e vocalista da banda Pato Fu participa de um bate-papo com o público e estrela um pocket show gratuito na Praça da Matriz, seguido de sessão de autógrafos.

Entre os destaques da programação literária, estão as mesas de debates, que serão como lentes para olhar o Brasil profundo. Nessa seção, estão nomes como Rogério Andrade Barbosa, para falar sobre consciência negra e valorização da cultura afrobrasileira, e Cristino Wapichana, premiado escritor e músico indígena dedicado à literatura infantojuvenil. Autores goianos, Flávio Carneiro e Paulo Rolim trazem a questão da escrita e da fala, discutindo a própria linguagem, tanto literária como do sotaque regional. A Flipiri 2022  também dá voz à escritora Micheliny Verunschk, que debate a condição do migrante e aborda a cultura da periferia, ao lado de Kamilly Barros, dançarina, poeta e historiadora brasiliense radicada em Goiânia.

O público poderá participar de atividades artísticas correlacionadas com o universo literário, como a Maratona de Histórias, o cortejo literário pelas ruas da cidade com a Banda Phoenix acompanhada de bonecos gigantes, além de leitura dramática e bate-papos com autores. Segundo Iris Borges, autora mineira radicada em Brasília e idealizadora da Flipiri 2022, a programação busca promover encontros mediados pela literatura. “Queremos proporcionar esse contato do público com autores locais e nacionais, para desenvolver a paixão pela leitura. Essa é a alma da festa literária, uma garantia de termos no futuro pessoas interessadas e engajadas na literatura”, sentencia.

Além de lançamentos de livros e discussões literárias, o universo da literatura ecoa numa programação repleta de atrações artísticas diversas: da música ao teatro, passando por encontro de ilustradores, musical infantil e um encerramento grandioso, com show de Bebel e Trio, Banda Phoenix e o baile à fantasia “Macunaíma”, para o qual o público é convidado a se vestir de personagens da literatura, da música, da TV e das artes em geral.

A FLIPIRI – Festa Literária de Pirenópolis (Flipiri 2022) é uma realização conjunta do Instituto Cultural Casa de Autores (ICA) e da Prefeitura de Pirenópolis. O evento tem patrocínio da Petrobras, através da Chamada Petrobras Cultural de Eventos Literários para Crianças, da Corumbá Concessões (gestora da usina hidrelétrica de Corumbá 4), da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo do Governo Federal. Apoio da Secretaria de Educação do Estado de Goiás e secretarias de Educação e Cultura de Pirenópolis.

Flipiri 2022 – Pirenópolis em foco

Flipiri 2022 | Festa Literária de Pirenópolis
Fernanda Takai abre a Flipiri 2022 com pocket show, bate-papo e sessão de autógrafos.

Nesta edição da Flipiri 2022, a própria cidade de Pirenópolis será a grande homenageada. Segundo o curador Maurício Melo Júnior, a intenção é conferir reconhecimento à riqueza e diversidade da produção literária local. “A gente quer homenagear os artistas de Pirenópolis num tributo à Academia Pirenopolina de Letras, Artes e Música (Aplam)”, detalha. No sábado, dia 5, entre 16h e 17h, o público poderá conhecer um pouco dessa relevante entidade, fundada em 1994, através da palestra “História da Academia Pirenopolina de Letras, Arte e Música”, no Cine Teatro Pireneus.

Além de celebrar os autores, o público poderá conhecer de modo mais interativo obras que representam a cidade. O livro “Venha conhecer Pirenópolis”, de Iris Borges e Sérgio Pompêo, lançado na edição passada, inspira um passeio guiado pela cidade, seguindo os pontos turísticos apontados no livro.

Conforme manda a tradição, a Flipiri 2022 promove uma série de lançamentos literários de autores independentes e de escritores locais.
Além deles, também os integrantes do Instituto Cultural Casa de Autores apresentam a pulsante produção brasiliense infanto-juvenil, com novos trabalhos de Ana Neila Torquato (“Cadê o amor”), Rose Costa (“Gente diferente e interessante”), Débora Bianca (“Se as flores falassem” e “Florisvaldo”), Maurício Melo Júnior (“A lenda do Pé de Espeto”), Alexandre Parente (“As lentes de Lia”) e Álvaro Modernell (“Os filhotes do Pirulito”).

Para o público jovem e adulto, as novidades englobam os novos livros de crônicas do premiado autor goiano Flávio Carneiro e da prolífica escritora mineira radicada em Brasília Clara Arreguy. Vencedor do Jabuti de 2021, o livro “Histórias ao redor” consagra a longa carreira de Flávio Carneiro, conhecido pela escrita refinada. Em “Rosa dos ventos”, Clara Arreguy, afiada jornalista e cronista, reúne 22 crônicas bem-humoradas sobre viagens, baseadas em suas experiências ao redor do mundo.

Aprendizado Itinerante

Um dos traços mais característicos da Flipiri 2022 é contribuir para a formação de leitores e a sensibilização de novos públicos. Por isso, grande parte da programação será reservada à promoção do livro e da leitura entre crianças, jovens e até bebês, que contarão com atividades como leituras, espetáculos e oficinas circenses na Bebeteca Petrobras. A festa contempla também uma série de atividades com estudantes, programas de leitura, contação de histórias, brincadeiras e o espetáculo “Corderama”, da Ciranda da Arte, um centro de estudos e eesquisa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

Encontro de Ilustradores

A Flipiri 2022 sempre reconheceu a relevância da ilustração na produção da literatura infantil e, desde 2013, dedica espaço para importantes ilustradores brasileiros e até estrangeiros falarem de seu processo de criação e da relação com autores e editoras, além de ministrar oficinas de ilustração. Este ano, o Encontro de Ilustradores reunirá o artista plástico, web designer e ilustrador André Cerino, a artista visual Carmen San Thiago e o artista plástico Sérgio Pompêo. Eles falarão um pouco sobre suas experiências na manhã do sábado, dia 5, e na parte da tarde ministram oficinas de ilustração.

A programação se complementa com uma vertente pedagógica forte, com a realização da Flipiri Itinerante. Trata-se de encontros de professores e de escritores com alunos, palestras para estudantes do Ensino Médio voltadas para questões do Enem, além de oficinas especiais para docentes e autores. “Queremos também ajudar os professores a otimizarem sua presença em sala de aula e contribuir com os escritores no desenvolvimento da escrita criativa. Será um momento de aprendizagem para alunos, professores e também para os escritores”, informa Maurício Melo Júnior.

Além dessas atividades, haverá espetáculos teatrais para crianças e saraus literários.
Confira os detalhes e a Programação Completa da 12ª Flipiri 2022 no site oficial: www.flipiri.com

 

12ª FLIPIRI 2022 – FESTA LITERÁRIA DE PIRENÓPOLIS

Data: 1º a 5 de novembro de 2022
Local: Centro Histórico de Pirenópolis
ENTRADA FRANCA
Mais informações: www.flipiri.com

Acompanhe nossa seção dicas para mais informações e novidades sobre Pirenópolis, Goiás.

Picture of Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer. Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Bravotech | Venda & Assistência Técnica de Notebooks, Desktops e equipamentos em geral.

Últimas

O Mascarado Agita Pirenópolis

Canal Pirenópolis no WhatsApp

Explore informações, novidades e valiosas dicas sobre Piri.

Apaixonados pela cidade, este é o seu Canal!