Festival de Inverno de Pirenópolis chega com rodas de samba gratuitas em praça pública

 em Agenda de Pirenópolis
Leia em 4 minutos

Atualizado em 6 de julho de 2022, às 17:29

Festival de Inverno de Pirenópolis

Começa nesta sexta-feira (8 de julho) a primeira edição do Festival de Inverno de Pirenópolis – Em Canto, Poesia e Samba, que promete levar muito samba, poesia, dança e conversas culturais, de forma gratuita, para as praças públicas da cidade. Após a abertura, o evento ocorrerá nos próximos sábados de julho, sempre com apresentações de convidados do samba regional e de artistas de destaque no cenário local.

O formato segue a linha das grandes rodas de samba em um espaço público, onde os blocos e as bandas se posicionam num espaço de palco central, rodeados pelo público, o que facilita a comunicação com todos. Antes das apresentações musicais, teremos intervenções artísticas em praças dos bairros com direito a cortejo até o palco na Prainha Beira Rio.

É mais uma boa opção de lazer cultural para quem estiver em Pirenópolis ou quiser vir passar o fim de semana nesta bela cidade turística de Goiás. “Serão grandes e pequenas rodas, além de rodas de conversa e apresentações de poetas e grupos de dança, na intenção de resgatar e preservar valores culturais da memória desse ritmo”, explicou Rodrigo Nascimento, artista e um dos idealizadores do Festival de Inverno de Pirenópolis, ao lado da cantora e produtora cênica Sôila Steter.

A abertura do festival será às 19 horas de sexta-feira (dia 8) com o pirenopolino Choro na Calçada. O grupo, criado em 2013, se destaca por pesquisar e interpretar choros de compositores locais e regionais, como Tonico do Padre, Bidoro, Clóvis, Zé Guiomar e outros, mas sempre incluindo em seu repertório grandes clássicos de mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Valdir Azevedo e Chiquinha Gonzaga.

Antes do Choro na Calçada, haverá um esquenta na Praça do Bonfim, em frente à Igreja Nosso Senhor do Bonfim, com bloco de maracatu, danças afro-brasileiras e poesia, com saída às 17h30 em cortejo até o palco onde se apresentará o Choro na Calçada. Essa proposta se repetirá todos os dias do evento.

No sábado (9 de julho), se apresenta o grupo Fé Menina, formado por um trio vocal feminino com repertório voltado para a música popular brasileira. Formado por Gilka Martins, Mônica Maranhão e Sôila Steter nos vocais, o Fé Menina nasceu em 1995 e apresenta músicas com arranjos vocais diferenciados.

No dia 16, é a vez do Cartola do Muçum, grupo com mais de 10 anos de estrada, voltado para o samba, samba rock e alguns clássicos do rock em versão samba, além de muita MPB.

O sambista goianiense Danilo Carvalho apresenta suas músicas, sob forte influência da velha guarda e do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, no dia 23.

Para encerrar o festival, o Quintal do Jorjão sai de Goiânia para uma grande roda de samba, tendo os cantores Débora de Sá e Jorge Leite à frente, com muito do samba que tem agitado a cena musical dos bares goianienses.

Nos “esquentas” que vão ocorrer nas praças dos bairros, teremos apresentações artísticas de Juliana Bernardes, do bloco feminino de maracatu Zabumba de Chita, da dançarina Gilmara Tobias, intérprete de danças afro-brasileiras, e da escritora Marieta de Souza, que há anos declama poesias e conta histórias em Pirenópolis.

Fomento ao samba na 1ª Edição do Festival de Inverno de Pirenópolis

O principal objetivo do projeto é proporcionar e estimular um novo formato de show musical coletivo para expandir o samba em um movimento com conceitos artísticos diferenciados em toda Pirenópolis em um mês de férias.

Ao levar a força do samba para os moradores de várias regiões de Pirenópolis e para os turistas, e sendo uma nova e gratuita atração em praça pública na cidade, o projeto visa contribuir para a formação de novos apreciadores do gênero e reafirmar o potencial musical de Goiás.

É crescente o número de músicos e musicistas, cantores e compositores que atuam na linha de frente do movimento do samba em Goiás, se encarregando de mostrar que a nossa música e a nossa gente são também sambistas fomentadores e preservadores desse ritmo, artistas que enobrecem essa arte, e que se propõem a apresentar um novo panorama desse legado deixado por nossos antepassados.

O Festival de Inverno de Pirenópolis é um projeto aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a Lei Goyazes, e foi selecionado no primeiro edital de patrocínio da Enel Distribuição Goiás. Também conta com apoio da Prefeitura de Pirenópolis. A idealização, elaboração e realização do evento estão nas mãos de Rodrigo Nascimento e Sôila Steter.

 

Programação Completa Festival de Inverno de Pirenópolis

Festival de Inverno de Pirenópolis

DIA 8 DE JULHO – SEXTA-FEIRA

-> A partir das 17h30 – Encontro na praça para concentração (esquentar os tambores) e apresentação dos artistas do bloco de maracatu, dança e poesia do primeiro dia do Festival de Inverno de Pirenópolis.
Local: Praça do Bonfim

-> A partir das 19 horas – Show – Choro na Calçada
Local: Prainha Beira Rio

 

DIA 9 DE JULHO – 1º SÁBADO

-> A partir das 17h30 – Encontro na praça para concentração (esquentar os tambores) e apresentação dos artistas do bloco de maracatu e dança do segundo dia do Festival de Inverno de Pirenópolis.
Local: Praça do Coreto

-> A partir das 19 horas – Show – Grupo Fé Menina
Local: Prainha Beira Rio

 

DIA 16 DE JULHO – 2º SÁBADO

-> A partir das 17h30 – Encontro na praça para concentração (esquentar os tambores) e apresentação dos artistas do bloco de maracatu e dança do terceiro dia do Festival de Inverno de Pirenópolis.
Local: Praça do Carmo

-> A partir das 19 horas – Show – Show Cartola do Muçum
Local: Prainha Beira Rio

DIA 23 DE JULHO – 3º SÁBADO

-> A partir das 17h30 – Encontro na praça para concentração (esquentar os tambores) e apresentação dos artistas do bloco de maracatu e dança.
Local: Praça do Bonfim

-> A partir das 19 horas – Show – Danilo Carvalho e banda
Local: Prainha Beira Rio

DIA 30 DE JULHO – 4º SÁBADO

-> A partir das 17h30 – Encontro na praça para concentração (esquentar os tambores) e apresentação dos artistas do bloco de maracatu e dança.
Local: Praça Central

-> A partir das 19 horas – Show – Quintal do Jorjão
Local: Prainha Beira Rio

 

Para mais informações sobre a cidade de Pirenópolis, acesse o nosso Instagram (@agitapirenopolis) ou, se preferir, navegue pela nossa seção dicas.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Deixe um Comentário