Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Época de queimadas no cerrado

Leia em 2 minutos

Como todos os anos, a seca chega infelizmente junto com queimadas no cerrado.

epoca_de_queimadas_no_cerrado_goiano

“Antes de começarem as queimadas, os bombeiros fazem um trabalho de conscientização, orientando os fazendeiros e a comunidade sobre os riscos e as formas de prevenção de incêndios. Mesmo assim, no mês de abril foram registradas as primeiras 3 queimadas, seguidas por 33 em julho e 52 queimadas em agosto, somente na região de Pirenópolis. 90% do Parque dos Pireneus já foi queimado. As queimadas diminuíram pelo fato de quase já não ter mais área verde para queimar. Quase 100% das queimadas são causadas por ações humanas, pois, mesmo sendo proibido, ainda não há fiscalização adequada.”
Entrevista com Tenente Agnaldo Dias

A baixa umidade do ar, ventos fortes e calor, faz com que julho, agosto e setembro sejam os períodos de maior incidência de incêndios no cerrado. Para prevenir e combater essa ocorrência, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) lançou oficialmente a Operação Cerrado Vivo 2017.

Na operação, foram realizadas ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques. Também foram distribuídas cartilhas educativas e realizadas oficinas de confecção de abafadores em todo o Estado, em especial em áreas rurais.

“A principal causa é o fator humano: pessoas aproveitando para fazer a limpeza de lotes baldios com fogo, fumantes que jogam cigarro às margens de rodovias, entre vários outros elementos… Além disso, também notamos ações criminosas de caçadores, que colocam fogo para os animais saírem das matas para que eles possam abater”, explicou  o comandante da força-tarefa, tenente-coronel Ami Souza Conceição.

Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, além de problemas respiratórios, o que aumenta o índice de procura nos postos de saúde. Além disso, prejudicam o turismo devido a  mudança visual nos atrativos da nossa cidade de Pirenópolis.

Curiosidades:

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e possui as maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo. No entanto, dados atuais apontam que aproximadamente 80% de sua biodiversidade já sofreu alterações na fauna e flora. As principais causas são claras: o desmatamento e as queimadas.

Por isso é tão importante o trabalho preventivo e de conscientização da população. É preciso desestimular essa prática, e os responsáveis pela aplicação de medidas para proteger a imensa biodiversidade do cerrado somos nós. Fica aqui nosso alerta!

Queremos agradecer especialmente às equipes de bombeiros, que tem se mobilizado diariamente para combater as queimadas no Parque da Serra dos Pireneus e em outras regiões.

Clique aqui e fique por dentro de outras notícias como esta.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.

Picture of Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer. Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Bravotech | Venda & Assistência Técnica de Notebooks, Desktops e equipamentos em geral.

Últimas

O Mascarado Agita Pirenópolis

Canal Pirenópolis no WhatsApp

Explore informações, novidades e valiosas dicas sobre Piri.

Apaixonados pela cidade, este é o seu Canal!