Dicas para harmonizar cervejas e comidas

 em Dicas em Pirenópolis

Dicas para harmonizar cervejas e comidas

As cervejas estão, quase sempre, acompanhadas de tira-gostos, nos botecos da vida, não é mesmo? Mas você sabia que a bebida é tão versátil e rica em diversidade de ingredientes, aromas, texturas e sabores que também é possível harmonizá-la com outros pratos?

Muitos pensam que a harmonização é um bicho de sete cabeças, mas estão muito enganados! Nós, do Agita, separamos algumas dicas simples, mostrando que os diversos estilos da bebida casam com uma série de sabores que podem ir dos mais simples aos mais sofisticados, salgados ou doces. O principal é usar da criatividade.

Confira nossas dicas para harmonizar cervejas e comidas:

– Procure sempre pelo equilíbrio, harmonizando cervejas suaves com pratos leves e cervejas fortes com pratos encorpados.

– Em um jantar harmonizado, comece com as cervejas mais suaves e termine com as cervejas mais fortes;

– Cervejas mais claras tendem a harmonizar melhor com carnes brancas e pratos mais leves, enquanto as cervejas mais escuras são boas opções para carnes vermelhas e pratos mais fortes.

É possível pensar em três tipos de harmonização:

Por corte  – Quando a bebida limpa o paladar.
Exemplo: Pegue um doce, um pouco mais gorduroso, e uma cerveja com mais acidez ou carbonatação maior, que isso irá cortar a gordura.

Por complementação  – Quando os sabores combinam.
Exemplo: Pegue um queijo mais defumado e harmonize com uma cerveja smoke.

Por oposição – Quando os sabores se chocam.
Exemplo: Pegue uma comida picante e harmonize com uma cerveja amarga.


Cervejarias em Pirenópolis

Para te ajudar encontrar uma variedade maior de cerveja, nós, do Agita, separamos algumas cervejarias especiais de Pirenópolis, que oferecem um cardápio com inúmeras opções. Confira:

Êiou Cervejas Especiais

Dicas para harmonizar cervejas e comidas - Êiou Cervejas Especiais

Localizada na Galeria dos Mouros, no Centro Histórico de Pirenópolis, a Êiou Cervejas Especiais é considerada por muitos, a cervejaria mais completa de Pirenópolis! Isso porque o estabelecimento oferece mais de 70 opções de rótulos aos seus visitantes.

Para comer, você pode pedir as deliciosas porções da Garagem Comedoria, que fica localizada um pouco abaixo do estabelecimento.

O horário de funcionamento é  segunda, terça, quinta e domingo, das 10h00 às 18h00; sexta e sábado, das 14h00 às 23h00.


Stone House

Dicas para harmonizar cervejas e comidas - Stone House

Inaugurada recentemente em Pirenópolis, a Stone House já encantou grande parte dos moradores e turistas da cidade histórica. Com ambiente bastante familiar, na Rua do Bonfim, a cervejaria e restaurante possui tendas ao ar livre e, além de uma enorme variedade de cervejas, oferece também diversas opções de pratos e petiscos para seus visitantes.

O horário de funcionamento é de quinta a domingo, das 17h00 às 00h00.


Cervejaria Santa Dica

Dicas para harmonizar cervejas e comidas - Cervejaria Santa Dica

Localizada na rua mais charmosa de Pirenópolis, a Rua Aurora, a Cervejaria Santa Dica oferece a seus visitantes um vasto cardápio com mais de sessenta opções cervejas. Dentre elas, a Santa Dica de Hibisco, Ipa e Kölsch – cervejas  artesanais produzidas aqui mesmo, em Pirenópolis.

Para comer, é possível pedir tortas, porções e doces nos cafés próximos: o Café com Flores, Pedi Café e Café Pandoro.

O horário de funcionamento é  segunda, quarta, quinta e sexta, das 17h00 às 23h00 e sábado e domingo, das 10h00 às 23h00.


Lembre-se que a harmonização não é uma ciência exata, tudo depende do tempero e do preparo. Por isso, não tenha medo de errar. A melhor forma de aprender a harmonizar é na prática.

 

Gostou? Clique aqui, e continue nos acompanhando.
Ah, e não se esqueça de conferir como anda a cidade através do nosso Instagram.

 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 0

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Postagens Recentes
5 lugares perfeitos para curtir o friozinho de Pirenópolis3 Playlists perfeitas para você aproveitar o seu dia em Pirenópolis