Agita Pirenópolis

Desde 2002 • O melhor de Piri

Hoje, dia 13 de setembro, é o Dia Nacional da Cachaça!

Leia em 4 minutos

Hoje é o dia dela, Dia Nacional da Cachaça, bebida que conquistou o coração de todos, Brasil a fora! 

cachaca agita site 1

Foi criada por acidente, na época da escravidão, quando no engenho eram feitas as rapaduras a partir do caldo da cana-de-açúcar. Por vezes, o caldo da cana perdia o ponto, fermentava e era descartado. Mas algumas pessoas, ao invés de jogar fora, começaram a tomar e gostar muito. E foi assim que surgiu essa bebida genuinamente brasileira, que não abaixa a cabeça para nenhuma outra que venha de fora, a marvada caninha!

Mas como surgiu a data? Bem, foi a data de um dos primeiros movimentos de resistência nacional, conhecida como “Revolta da Cachaça”:

Em 1661 o vinho do porto e a bagaceira, bebidas originalmente portuguesas, estavam perdendo venda para a cachaça. Foi aí que os portugueses resolveram proibir o comércio e fabricação da bebida em todo território brasileiro. Mas os donos de plantações de cana-se-açúcar e alambique não aceitaram a proibição. Já estavam indignados com tantos impostos que tinham que pagar e fartos por serem perseguidos por venderem a bebida. Sendo assim, se revoltaram em 13 de setembro de 1661, tomando o poder no Rio de Janeiro por cinco meses.

A data foi oficializada em 5 de junho de 2009 pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) e pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados. Agora todo o dia 13 de setembro se comemora o “Dia Nacional da Cachaça” como uma forma de relembrarmos os tempos de um Brasil colonial, quando a cachaça era símbolo de resistência contra a dominação portuguesa.

Pirenópolis e a Cachaça

Antigamente em Piri, a famosa Fazenda Babilônia produzia cachaça. Hoje em dia temos outros produtores. Paulo de Campos Filho é um deles. Produz a Cachaça Pirenopolina, feita em alambique com pé-de-cuba de forma artesanal desde 1998, na propriedade Rancho Canabrava. Outra cachaça pirenopolina é a Fiu-Fiu, saborizada e de menor graduação alcoólica (28% vol). Feita de álcool de cana hidratado e aromatizada naturalmente, é uma bebida refrescante, que chega macia na boca e desce levinha. Você pode degustá-la de diferentes formas, isso depende da sua imaginação e gosto. A Fiu-Fiu é uma bebida sem preconceitos. Afinal, um assovio com amor vale pra qualquer gosto!

Roteiro para o Dia Nacional da Cachaça em Pirenópolis:

Tem dia melhor que esse para comemorar apreciando maravilhosas cachaças brasileiras, e melhor, Pirenopolinas? Por isso preparamos, especialmente para vocês, um roteiro de lugares bacanas para apreciar cachaças em Pirenópolis.

 

Aravinda

aravinda site

O Aravinda é o primeiro comércio da Rua do Lazer, já tem quase 30 anos! No estabelecimento são servidas várias cachaças especiais, como uma cachaça de uva produzida em Corumbá, cachaças mineiras, Cachaça Lua Nova e a Cachaça do Mestre. O cardápio de lá é perfeito e harmoniza super bem com as cachaças! Lá é servido um risoto maravilhoso de frutos do mar; risoto do cerrado; picanha ao queijo e alho; uma deliciosa costela suína feita com condimentos especiais e tostada no forno com molho barbecue, que impressiona qualquer paladar, entre outras delícias! O Aravinda é o lugar certo para comemorar o Dia Nacional da Cachaça com a galera, curtindo um som ao vivo, com o melhor da Bossa Nova e MPB.

Endereço: Rua do Lazer, nº 25

(Rua do Rosário)

72980-000 – Pirenópolis, GO

Contato: (62) 3331-2409 / (62) 99235-4113

aravinda.piri@hotmail.com

 

Restaurante e Cachaçaria do Dill

dill site

O Restaurante e Cachaçaria do Dill foi inaugurado em 2004. É o lugar ideal para comemorar o Dia Nacional da Cachaça já que lá são oferecidos mais de 400 rótulos diferentes de aguardente e licores especiais, de todas as regiões do Brasil! Além disso, possui uma culinária variada que serve pratos regionais do cerrado, massas frescas, peixes, grelhados e petiscos. Lá você terá atendimento especial e dicas de qual cachaça combina mais com o seu prato. Um lugar digno de comemorar este dia, levar os amigos, família ou alguém especial para aproveitar e degustar muitas cachaças com você!

Endereço:  Rua do Lazer, nº 17

(Rua do Rosário)

72980-000 – Pirenópolis, GO

Contato: (62) 3331-2046

 

Divino Lounge Café

divino lounge cafe site

O Café fica em um casarão moderno que segue a arquitetura colonial, localizado ao lado da Igreja do Bonfim. É administrado pelo ex Secretário de Turismo, Sérgio Rady. Conta com um deck com uma vista linda para a cidade, onde dá para assistir o belo pôr do sol da cidade! O cardápio é diferenciado, e maravilhosos petiscos podem ser servidos com as cachaças especiais. O Divino Café foi criado para valorizar as tradições locais. Tudo perfeito para apreciar um fim de tarde degustando cachaças e prestigiando a cultura da cidade nesta data especial onde relembramos os tempos de um Brasil colonial.

Endereço: Rua do Bonfim – n° 01

Bairro: Centro

72980-000 – Pirenópolis, GO

Contato: (62) 3331-2774

 

Editorial

Editorial

Pesquisamos, publicamos e compartilhamos informações e dicas — que só quem, realmente, é apaixonado por esse destino pode oferecer. Nosso editorial mantém uma postura única de promover e divulgar o que melhor acontece em Piri.

O texto ajudou?
Compartilhe!

A AWEB Marketing desenvolve e mantém sites sob medida para gerar contatos, oportunidades, oferecer serviços, vender produtos e contar histórias. 

Bravotech | Venda & Assistência Técnica de Notebooks, Desktops e equipamentos em geral.

Últimas

O Mascarado Agita Pirenópolis

Canal Pirenópolis no WhatsApp

Explore informações, novidades e valiosas dicas sobre Piri.

Apaixonados pela cidade, este é o seu Canal!