Caminho de Cora Coralina é inserido na Rede Nacional de Trilhas

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 29 de abril de 2021, às 9:36

 

Caminho de Cora Coralina é inserido na Rede Nacional de Trilhas

Foto: Caminho de Cora Coralina

 

O Caminho de Cora Coralina foi recentemente incluído na chamada RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso) do Ministério do Meio Ambiente. A inclusão do trajeto deverá possibilitar melhorias no percurso de 300 quilômetros que passa por oito cidades goianas, entre elas Pirenópolis.

Atualmente o Caminho está aberto, porém com algumas alterações, visto que os parques incluídos, como Parque Estadual dos Pireneus e Parque Estadual da Serra de Jaraguá estão fechados por conta da pandemia do Covid-19. É exigido o uso de máscara em toda a rota.

O Caminho de Cora Coralina

O Caminho de Cora Coralina é um percurso idealizado em 2013, que liga cidades turísticas goianas. O trecho remonta à época de bandeirantes e pesquisadores que descobriram diversas riquezas nas terras dos índios Goyazes, formando os primeiros povoados e cidades de Goiás.

A rota turística, que serve tanto para caminhantes quanto ciclistas, é dividida em 13 trechos que passam pelas cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.

A definição da rota foi inspirada em livros e relatos documentais de viajantes e naturalistas que por aqui passaram, além de informações obtidas de moradores locais. O propósito do projeto é interligar municípios, povoados, fazendas e atrativos.

O caminho é todo sinalizado e é permitido que usuários o percorram de forma auto-guiada. Ao longo do trecho, é possível conhecer cachoeiras, reservas ecológicas, fazendas, igrejas e cidades históricas, entre outros. O percurso conta com textos da escritora goiana que deu nome ao trajeto, além de pouso e alimentação em todo o caminho.

Para saber mais sobre a trilha clique aqui. 

Caminho de Cora Coralina na RedeTrilhas

A RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade) é uma iniciativa do Governo Federal regulamentada em 2020, que tem como objetivo conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.

A trilha Caminho de Cora Coralina é o segundo percurso integrado à rede, eixo do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O primeiro foi a trilha Transcarioca, localizada no Estado do Rio de Janeiro.

Cada trecho adicionado ao projeto deve seguir padrões de mapeamento e identificação, com intuito de oferecer mais segurança para os turistas e usuários, para que esses possam contar com padrões de estrutura e acesso, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.

Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Goiás recebe doses de vacinas e Pirenópolis imuniza idosos de 63 anos