O Caminho de Cora Coralina foi recentemente incluído na chamada RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso) do Ministério do Meio Ambiente. A inclusão do trajeto deverá possibilitar melhorias no percurso de 300 quilômetros que passa por oito cidades goianas, entre elas Pirenópolis.
Atualmente o Caminho está aberto, porém com algumas alterações, visto que os parques incluídos, como Parque Estadual dos Pireneus e Parque Estadual da Serra de Jaraguá estão fechados por conta da pandemia do Covid-19. É exigido o uso de máscara em toda a rota.
O Caminho de Cora Coralina
O Caminho de Cora Coralina é um percurso idealizado em 2013, que liga cidades turísticas goianas. O trecho remonta à época de bandeirantes e pesquisadores que descobriram diversas riquezas nas terras dos índios Goyazes, formando os primeiros povoados e cidades de Goiás.
A rota turística, que serve tanto para caminhantes quanto ciclistas, é dividida em 13 trechos que passam pelas cidades de Corumbá de Goiás, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá e a Cidade de Goiás, abrangendo também os municípios de Cocalzinho de Goiás, Itaguari e Itaberaí.
A definição da rota foi inspirada em livros e relatos documentais de viajantes e naturalistas que por aqui passaram, além de informações obtidas de moradores locais. O propósito do projeto é interligar municípios, povoados, fazendas e atrativos.
O caminho é todo sinalizado e é permitido que usuários o percorram de forma auto-guiada. Ao longo do trecho, é possível conhecer cachoeiras, reservas ecológicas, fazendas, igrejas e cidades históricas, entre outros. O percurso conta com textos da escritora goiana que deu nome ao trajeto, além de pouso e alimentação em todo o caminho.
Para saber mais sobre a trilha clique aqui.
Caminho de Cora Coralina na RedeTrilhas
A RedeTrilhas (Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade) é uma iniciativa do Governo Federal regulamentada em 2020, que tem como objetivo conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro por meio de trilhas de longo curso em todo o país.
A trilha Caminho de Cora Coralina é o segundo percurso integrado à rede, eixo do programa Parque+, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O primeiro foi a trilha Transcarioca, localizada no Estado do Rio de Janeiro.
Cada trecho adicionado ao projeto deve seguir padrões de mapeamento e identificação, com intuito de oferecer mais segurança para os turistas e usuários, para que esses possam contar com padrões de estrutura e acesso, que vão da indicação de pontos de interesse turístico, como lagos e cachoeiras, a bases para pernoite, alimentação e outros pontos de apoio.
Fique por dentro de tudo que acontece na cidade visitando nossa seção Notícias (clicando aqui) ou, se preferir, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).