Banda Phoenix realiza recital nesta sexta em comemoração aos 128 anos

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 3 minutos

Atualizado em 23 de julho de 2021, às 14:12

 

Banda Phoenix realiza recital nesta sexta em comemoração aos 128 anos

Foto: Facebook Banda Phoenix

A tradicional Banda Phoenix de Pirenópolis faz 128 anos nesta sexta, 23, e a data não passará em branco. 

Em comemoração ao aniversário, o conjunto fará um recital, aberto ao público, no Largo da Matriz Nossa Senhora do Rosário (no espaço atrás da igreja), às 19h30. 

Conheça a história da Banda Phoenix

A Banda Phoenix é um conjunto musical de Pirenópolis criado pelo maestro Joaquim Propício de Pina em 23 de julho de 1893. Ela nasceu junto com o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário. 

A Banda não é a mais antiga do Estado. Ela veio sucedendo outras como a Euterpe, que existiu entre 1868 e 1935. Já em relação à música, o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário é considerado o mais antigo de Goiás e é o conjunto que mais executa as músicas em latim, ainda no estilo barroco. 

O Maestro Propício dirigiu a Phoenix por 51 anos, até sua morte, em 1943. Após seu falecimento, a banda foi dirigida por diversos maestros como Vasco da Gama Siqueira, José Joaquim do Nascimento, Mamede Silvério de Melo e Alexandre Luiz Pompeu de Pina. 

Na época do Maestro Pompeu, a sede ficava na Rua Nova, nº 29, no antigo Museu da Família Pompeu. Atualmente, a banda é dirigida pelo maestro Aurélio Afonso da Silva. 

De acordo com o integrante Marcos Vinícius Ribeiro dos Santos, trombonista da Phoenix desde 2017, assim que Aurélio assumiu a direção, em 2010, o conjunto voltou a realizar diversos costumes que foram se perdendo no tempo, como por exemplo, a participar, dentre outras festividades, da festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário, uma das manifestações culturais mais antigas de Pirenópolis.

O arquivo de partituras da Phoenix é o mais antigo do estado de Goiás e é composto por todas as outras bandas que tiveram em Pirenópolis. Marcos conta que o maestro Aurélio tem reescrito essas partituras para manter a conservação original, além de voltar à prática musical de algumas músicas que tinham caído no esquecimento. 

Banda Phoenix realiza recital nesta sexta em comemoração aos 128 anos

Foto: Facebook Banda Phoenix

Além das apresentações musicais, que envolvem as principais manifestações culturais da cidade, a Phoenix também funciona como escola de música gratuita, com intuito de formar novos integrantes para o futuro da banda. 

Infelizmente, por conta da pandemia do Covid-19, a escola está parada, mas assim que a situação pandêmica melhorar, as aulas devem voltar a ser ministradas na sede atual, localizada na Avenida Neco Mendonça, no antigo Mercado Municipal. 

A Banda Phoenix é formada, atualmente, por cerca de 40 pessoas. Seus integrantes são músicos voluntários da cidade, que aprenderam a tocar na escola da banda. 

Atividades da Banda Phoenix durante a pandemia e aniversário de 128 anos

Devido a pandemia do Covid-19, a banda precisou se adaptar à nova realidade. Os ensaios acontecem respeitando os protocolos de distanciamento dentro da sede e, desde 2020, a maioria dos eventos não foram realizados. O que se manteve foram as tradições religiosas em formato inédito, sem a presença dos fiéis. 

Segundo Marcos, isso foi decidido em consenso entre a Phoenix, a paróquia Nossa Senhora do Rosário, a Irmandade do Santíssimo e o Coro e Orquestra Nossa Senhora do Rosário. A intenção foi não deixar as festividades passarem em branco, assim como servir como uma espécie de consolo para a população durante este momento atípico.

Na Semana Santa, a parte mais tradicional foi realizada, sem a presença dos fiéis e com número reduzido de músicos, com apenas 8 integrantes. 

O mesmo aconteceu na festa do Divino de 2020. Em outubro do mesmo ano, houve uma alvorada no aniversário da cidade.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Banda Phoenix (@bandaphoenix)

Na Semana Santa deste ano, a banda tocou com um número maior de integrantes, mas ainda sem a presença do público. Já na Festa do Divino, os fiéis puderam assistir às apresentações ao vivo. No domingo do Divino houve uma apresentação na porta da igreja Matriz. 

Nesta sexta, 23, o conjunto estará às 19h30 no Largo da Igreja Matriz para realizar um recital em comemoração ao aniversário de 128 anos da banda.  Não deixe de prestigiar!

 

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Para receber todas as notícias em primeira mão, participe do nosso grupo do WhatsApp, clicando aqui.

 

 

*Com informações de: CARVALHO, Adelmo. Pirenópolis Coletânea 1727-2000: História, Turismo e Curiosidades, pág. 66-67, 2001.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Compra de caminhonete de luxo para o Gabinete do Prefeito é anuladaGoiás oferece 300 vagas para cursos gratuitos de formação profissional