Acervo do Escritório Técnico do Iphan recebe tratamento documental

 em Destaque 4, Notícias de Pirenópolis

O acervo do Escritório Técnico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em Pirenópolis (GO), composto por documentos, fotos históricas e arquivos de multimídia recebeu tratamento para a sua conservação. A ação, que contou com investimentos de R$ 22,3 mil, contemplou a contratação de profissional especializada, que desempenhou todo o trabalho obedecendo as normas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivo (Conarq) e a aquisição dos materiais necessários para a higienização de todo o acervo técnico.

Iphan Pirenópolis

Foram realizadas a triagem e leitura documental, planificação, retirada de grampos, elásticos, fitas adesivas, prendedores metálicos e outros tipos de materiais prejudiciais no processo de armazenagem e preservação dos documentos. Em seguida, foi feita a limpeza de toda a documentação arquivística, eliminando poeiras, fungos e insetos. Por último, aconteceu a classificação, catalogação, indexação, identificação e contextualização de todo o acervo, relacionando-os com os assuntos pré-definidos, e, então, organizados em prateleiras e armários.

O serviço de tratamento do acervo foi executado no período de cinco meses, sob a supervisão da Superintendência do Iphan em Goiás. Pirenópolis é reconhecida como um dos principais berços da história goiana, detentora de cultura e tradições próprias. O acervo arquivístico do Escritório Técnico do Iphan no município guarda informações e documentos valiosíssimos de bens móveis, imóveis e do conjunto tombado que auxiliam os técnicos do Instituto na instrução de processos, análises de projetos, fiscalização e pesquisas.

Fonte: portal.iphan.gov.br

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Postagens Recentes
Videodança Rio das Almas e Negras Memórias em PirenópolisFisioterapeuta que desapareceu em Águas Claras (DF) é encontrada em Pirenópolis