O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), lançará Brasão comemorativo de 200 anos da Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis.
A solenidade será realizada no próximo dia 28 de novembro de 2017, às 10h. O local será o Palácio das Esmeraldas, em Goiânia, Goiás.
Em 15 de abril de 2010, o IPHAN reconheceu a Festa do Divino Espírito Santo como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. O registro foi feito no Livro das Celebrações, no dia 13 de maio de 2010.
A Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis e seus 200 anos de história
Oito anos após ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, a tradicional festa da cidade de Pirenópolis, ganha destaque, mais uma vez, chegando à sua 200ª edição em 2018.
A tradição, mantida pelo povo pirenopolino por quase dois séculos, acontece todos os anos, 50 dias após a Páscoa. Durante os 11 dias que antecedem a data, são realizadas na cidade várias manifestações religiosas, como procissões, missas e roqueiras. Também são realizadas manifestações culturais, como congadas e a apresentação das pastorinhas.
No conhecido “Domingo do Divino”, iniciam-se, também, as tradicionais Cavalhadas, que acontecem ao longo de três dias. Neste espetáculo a céu aberto, manifestações religiosas e pagãs apresentam toda cultura e folclore da cidade.
Organizada pelos moradores da cidade, a festa possui um grande peso cultural para a população, sendo notícia em várias emissoras de TV. O evento também atrai turistas de todo o Brasil e fora dele.