Cohousing, um conceito perfeito para a cidade de Pirenópolis

 em Vem pra Piri

O conceito Cohousing surgiu na Dinamarca em 1960. Trata-se de um modelo de moradia  compartilhada, onde as relações humanas e questões de sustentabilidade são pensadas profundamente.

cohousing_um_conceito_perfeito_para_a_cidade_de_pirenopolis

No Cohousing, cada família vive em sua própria casa e compartilha ambientes, tarefas e itens entre a vizinhança.

As regras de convivência e decisões de tarefas ficam a critério de cada Cohousing. Geralmente são organizadas reuniões entre os moradores de tempos em tempos para definir esses combinados.

Tarefas: Pessoas voluntárias, dependendo das habilidades e tempo disponível revezam entre si para fazer as refeições, limpeza, cuidar da horta, levar as crianças à escola e ajudar em outras tarefas.

Escritório e sala de estudos: Ambientes onde as pessoas podem ajudar uns aos outros nos estudos, trabalhos e pesquisas.

Áreas de lazer: Onde os moradores podem trocar idéias e levar as crianças para brincar.

Itens: Compartilhar veículos como bicicletas, motos e carros, diminuindo as despesas e a poluição ao meio ambiente.

A ideia é poder contar uns com os outros, ajudando, economizando, fortalecendo vínculos, enriquecendo virtudes pessoais e trabalhando para uma convivência mais harmônica.

É o caminho para criar cidades mais sustentáveis, acessíveis e atrativas, e o conceito deu tão certo que foi reproduzido em vários países da Europa, Estados Unidos e no Brasil, na cidade de Piracicaba – SP.

Este projeto é algo que se encaixa super bem no perfil de Pirenópolis. A cidade em si já tem ar de comunidade, imagina que bacana se tivéssemos oportunidades para conviver mais harmonicamente com a vizinhança?

O Carmo é um exemplo de bairro propício para o Cohousing. Como a vizinhança fica um pouco isolada do restante da cidade, aumenta a necessidade de vínculo e comunicação entre si. Os lotes são grandes para fazer ambientes compartilhados e a região conta com uma simpática pracinha. Lá os moradores geralmente se encontram enquanto passeiam, se exercitam ou levam as crianças para brincar.

Além disso o Carmo está na nossa matéria sobre Os 3 Melhores Bairros para se Viver em Pirenópolis.

Texto e Publicação: Aurea Montero
Cohousing, um conceito perfeito para a cidade de Pirenópolis
4.8 (95%)

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis