Ferramentas para Empreendedores Digitais Home Office: um olhar para o trabalho remoto
Empreender é a arte de ser criativo, proativo, gestor e solucionador de problemas. Ter uma empresa é ter a solução para alguma dificuldade ou problema. E no cotidiano de todo empreendedor existem desafios e demandas que precisam de algum auxílio digital.
E, quando o assunto é empreender com um time trabalhando em modelo home office, 100% remoto, as ferramentas são ainda mais importantes. Selecionamos ferramentas para organização, comunicação, estratégia e funil de vendas, como um CRM para WhatsApp.
Saiba a importância de cada uma!
1- Ferramenta para gestão de projetos
O primeiro passo para empreender de forma digital é ter muito bem organizado as demandas de cada dia e de cada funcionário. Essa organização permite que cada um saiba o que precisa ser entregue naquele dia ou semana, sem que nenhuma tarefa importante fique perdida.
O home office tem muitos privilégios, mas tem como desvantagem o distanciamento das pessoas, e a desorganização faz com que esse distanciamento geográfico se torne um grande problema.
No modelo de trabalho home office é comum a liberdade de cada funcionário escolher em qual hora irá trabalhar, assim, se as tarefas não estiverem organizadas, o funcionário não saberá o que priorizar e quais demandas precisa entregar. E por cada pessoa trabalhar em um horário, a solicitação de informações pode ser mais lenta do que o presencial.
Assim, a ordem das tarefas, status de cada uma, com quem está determinada demanda e para quem vai após a conclusão da mesma, precisa estar visualmente organizada e compreensível para todos.
Dentre as diferentes ferramentas de gestão de projetos, indicamos aos empreendedores digitais home office o Asana.
2- Ferramenta para Empreendedores Digitais Home Office: análise de métricas
O planejamento é crucial em toda estratégia, seja de marketing, finanças ou outra área da empresa, toda ação deve ser analisada e planejada. Mas, para saber se a ação planejada trouxe o resultado esperado é preciso ter métricas de análise, dados que possam indicar o sucesso ou fracasso de cada ação.
Assim, dentre as ferramentas para empreendedores, as que estão relacionadas às métricas são norteadoras de todo investimento e mudança na empresa. Selecionamos ferramentas que permitem uma análise completa dos dados do site e das redes sociais da sua empresa
Análise do site
Para analisar os resultados no site indicamos o Google Analytics, pois essa ferramenta é do próprio Google e apresenta diferentes métricas como: origem do tráfego ao site, quantidade de visualizações (seja de uma página específica ou de todo o site), taxa de engajamento nas sessões, quantidade de conversões, personalização de metas de conversão, origem do tráfego por países e cidades, páginas mais acessadas, tempo médio por página, acesso ao site por dia e hora e mais informações relevantes.
É uma ferramenta robusta, que permite analisar diferentes ações realizadas para o site, seja de ações orgânicas ou pagas, pois o GA4 permite a inserção de filtros e analisar por diferentes períodos de tempo como dia, semana ou mês. E, também permite a comparação de um mês ou semana para outro, possibilitando um acompanhamento da evolução das estratégias aplicadas.
Análise das redes sociais
Agora para analisar as redes sociais indicamos aos empreendedores digitais home office o Hootsuite, essa ferramenta é paga, com ela é possível agendar posts e monitorar os resultado, além da criação de um relatório com as métricas, como: taxa de cliques, reações e comentários, taxa de engajamento, análise dos seguidores, e até mesmo análise de concorrentes, e outros dados que são relevantes para análise dos resultados e planejamento das próximas estratégias.
As redes sociais são mais dinâmicas e mudam mais rápido, por isso, ter um acompanhamento de perto das métricas desse canal de comunicação pode ser um grande diferencial da sua empresa. É válido lembrar que nem tudo que é trend deve ser seguido pelo seu negócio, manter a identidade ainda é um fator de destaque no mercado.
3- Ferramenta para comunicação com o cliente
A comunicação com o cliente está atrelada ao fortalecimento do branding e realização de vendas. A empresa precisa do cliente e o cliente precisa da empresa, e para que essa conexão aconteça a comunicação é a ponte de ligação.
A comunicação atrai as pessoas que fazem parte do público alvo e precisa ser feita com constância e excelência. A empresa pode se comunicar por meio do site, folder, outdoor, anúncios em vídeos, redes sociais, e-mail e whatsapp. São vários caminhos para chegar até o cliente, o importante é manter os valores da marca e identidade visual, ter constância a um nível de qualidade, ou seja, nem pouco para ser esquecido e nem muito para não ser chato.
Já mencionamos ferramentas para o site e para as redes sociais, agora selecionamos duas outras ferramentas para empreendedores voltadas para a comunicação direto com o cliente: o CRM e o WhatsApp.
CRM WhatsApp
O CRM é uma ferramenta que permite armazenamento e organização dos leads, e a nutrição dos mesmos por meio de fluxos. A dica aqui está em utilizar essa famosa ferramenta aliada ao WhatsApp, ou seja, nutrir os leads por meio do Whats.
O WhatsApp é um dos app mais baixados no Brasil, está presente em milhares de celulares e é visto centenas de vezes por dia, ao menor som de notificação o brasileiro já está checando o celular. Por isso, utilizar o CRM com WhatApp é uma grande oportunidade de vender mais.
Isso porque esse app tem como característica a rapidez e aproximação, fatores muito importantes para as vendas. Se a comunicação ocorre de forma mais rápida e a conexão com o cliente é maior, as chances de venda também seguem o mesmo ritmo.
Assim, ao escolher uma ferramenta CRM opte por uma que tenha integração com o WhatsApp.
4- Ferramenta comunicação interna
Esse tópico está atrelado ao primeiro: organização. Uma comunicação interna organizada facilita a rotina de trabalho e evita ruídos na comunicação, por isso, opte por centralizar a comunicação interna em um canal diferente da comunicação com o cliente, e use apenas um canal.
Quando o assunto é home office, a comunicação interna precisa ser o mais próxima possível, com opção de enviar fotos, anexos, áudio, fazer chamada de voz ou de vídeo, tudo em um só canal. Diante de tantos requisitos, a ferramenta que mais demonstrou atender a todos eles foi o discord.
Portanto, para a comunicação da equipe de trabalho dos empreendedores digitais home office indicamos o discord, ele possui opção de navegação pelo site e também app.
5- Ferramenta armazenamento de dados
Os dados precisam ser acessados por todos, de forma rápida, segura e de qualquer lugar, afinal estamos falando de um modelo empresarial que opera de forma remota.
Portanto, escolha uma ferramenta robusta para os empreendedores digitais home officee com tempo no mercado, que seja segura e que dê conta de armazenar todos os dados da empresa e clientes. Utilizar um armazenamento na nuvem é o indicado para as empresas que utilizam home office, pois, dessa forma, todos os colaboradores conseguem acessar os arquivos de qualquer lugar geográfico.
Para essa ferramenta em específico indicamos duas opções: Google Drive e Dropbox. Dica bônus: sucesso do home office vai além das ferramentas
Além das ferramentas para empreendedores digitais que indicamos neste texto, deixamos como lembrete que as pessoas precisam de pessoas. Assim, para ter sucesso é preciso valorizar aqueles que dedicam tempo na sua empresa. Invista em feedbacks, elogie, promova ações de interação, faça call só para conversar, dê presentes para os colaboradores.
Faça com que as pessoas queiram fazer parte da história da sua empresa, faça com que cada um se sinta valorizado e feliz em trabalhar para o seu negócio. Essas são nossas dicas para os novos empreendedores digitais home office.