Vereador de Pirenópolis tem mandato cassado por compra de votos

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 25 de junho de 2021, às 14:59

Vereador de Pirenópolis tem mandato cassado por compra de votos

Foto: @isadoraolveira

 

O vereador de Pirenópolis Manoel Gomes Batista Filho, mais conhecido como Vandin de Jaranápolis, teve seu mandato cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Goiás após uma denúncia. 

Vandin foi acusado de compra de votos e após verificação, o TRE-GO, decidiu pela cassação por “conduta consubstanciada na entrega de vantagem pecuniária à eleitora, com o fim de obter o voto”. O fato ocorreu no dia 15 de novembro do ano passado.

A anulação do mandato ocorreu pelas mãos da Juíza eleitoral, Aline Freitas da Silva, que reconheceu a prática ilícita do vereador. 

Quem fez a denúncia registrou o momento em que Vandin compra seu voto. Ela teria iniciado a gravação um pouco antes de se aproximar do candidato. No vídeo, o candidato pergunta se ela está sozinha e informa que outra pessoa está trazendo o dinheiro.

Em poucos minutos um carro se aproxima, outras pessoas aparecem no vídeo e uma delas entrega o dinheiro na mão da moça. No final da conversa, ela recebe um santinho para não esquecer o número do candidato. 

Para assistir ao vídeo anexado ao processo, clique aqui.

Vandin de Jaranápolis já havia sido eleito vereador de Pirenópolis em 2016

Manoel Gomes Batista Filho foi candidato em 2012 a vice-prefeito também pelo PDT, mas não chegou a se eleger. Em 2016, Vandin foi eleito vereador pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 300 votos. Ele é natural de Pirenópolis, tem 54 anos e atualmente é do partido Republicanos. Ele foi eleito Vereador da cidade nas Eleições 2020 com 386 votos.

Vandin de Jaranápolis perdeu o cargo em decisão de primeira instância, porém cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além da cassação do mandato, ele também terá que pagar uma multa no valor de R$20 mil reais. 

 

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Participe do nosso grupo no WhatsApp (clicando aqui) e receba nossas matérias em primeira mão.

 

Fonte: Folha de Jaraguá e Jornal Opção.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 3.8

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Veto de Prefeito contra Programa de Castração Móvel é derrubadoConfira as vagas de emprego para julho disponíveis em Pirenópolis