Para você que está querendo “fugir” da rotina do dia a dia, Pirenópolis receberá nos dias 12 a 15 de outubro o primeiro retiro de Zazen e agrofloresta. O retiro consiste em levar os participantes a meditação e contato com a natureza em 4 dias de imersão numa experiência associada ao início do zen japonês!
Nos dias 12 e 13 os participantes serão preparados para a prática do Zazen no sítio Terra Orgânica. Nesta etapa, vivenciarão práticas de agrofloresta e banhos de rio, ouvindo os sons da natureza e buscando sempre conexão com o silêncio interior. Quanto à alimentação, no retiro serão preparadas deliciosas e saudáveis comidas vegetarianas.
Na segunda etapa, entre os dias 14 e 15, os participantes irão dormir em Pirenópolis, no Hachidori Dojo, onde por fim irão praticar o Zazen. As refeições serão tradicionais dos mosteiros zen do Japão. Entre as atividades, estarão pintura na água e a prática do silêncio com o monge Chûdô. Será uma experiência única!
Uma coisa muito importante e super necessária no retiro é o silêncio. E nada melhor que tirar um tempinho para curtir a natureza, conectar com seu eu interior, e literalmente desconectar do mundo, já que serão 4 dias sem celulares, relógios ou qualquer outro aparelho que te ligue ao mundo exterior.
O Zen Budismo
É um método para alcançar o estado mais puro de consciência, enxergando o mundo e a si mesmo como verdadeiramente são. Longe dos julgamentos e preconceitos da mente, para os budistas, esse estado se denomina “o despertar”.
O Zazen é o instrumento; para a prática não são necessários apoios, como mantras, músicas ou guias. O praticante conta apenas com o seu eu. Sua prática consiste em uma meditação onde o participante se senta em uma almofada frente à parede. O objetivo é não se deixar levar pelo fluxo dos pensamentos, mantendo sua mente o máximo de tempo possível no momento presente.
Agrofloresta e Permacultura
Na agrofloresta, os participantes irão se aproximar dos conceitos disseminados pelo mestre Ernst Gostch. Além disso, as pessoas terão contato com práticas e técnicas da permacultura desenvolvidas no sítio, como compostagem e minhocultura, bioconstruções, sistemas de captação de água de chuva e sistemas de aquecimento solar para água de banho!
O que trazer para o Retiro de Zazen em Pirenópolis:
- Prática de Agrofloresta: camiseta manga longa, chapéu/boné, calça e bota/tênis/sapato fechado e roupa para banho de rio. Recomenda-se o uso de protetor solar.
- Prática de Zazen: camiseta e calça confortáveis (cinzas ou pretas – cores que ajudam a diminuir os estímulos) e chinelos (facilita entrada e saída do tatami).
- Monge Chûdô: começou a praticar o zen em 2006, em Daissenji, Florianópolis. Aluno do Monge Genshô, foi ordenado monge em 2012. Por dois anos fez treinamento no Japão em Sojiji-soin. Hoje em dia, mora em Pirenópolis e tem um dojo para as práticas de aikido e zazen.
[symple_box color=”green” fade_in=”false” float=”center” text_align=”left” width=””]
Onde: Pirenópolis – GO
Quando: de 12 a 15 de outubro
Investimento: R$ 600,00 incluindo todas as refeições e alojamento.
Reservas e mais informações: WhatsApp (62) 998467632, (62) 999754122, (62) 998536601, (62) 998467632.[/symple_box]
Clique aqui para conferir mais eventos em Pirenópolis.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.