Entre abril e setembro deste ano, foi realizada a última etapa do recadastramento biométrico, pela Justiça Eleitoral de Goiás. Em suma, todas as pessoas que não recadastraram o título de eleitor até a data de 30 de setembro 2017, não poderão votar nas eleições de 2018.
Nem todas as cidades do Brasil passaram pelo recadastramento biométrico. Em Goiás, 122 municípios, incluindo Pirenópolis, realizaram o procedimento.
O recadastramento biométrico em Pirenópolis
Na cidade de Pirenópolis, o recadastramento foi realizado no prédio do Fórum, localizado na Rua Direita, Nº 28. Além do horário comercial, o atendimento foi estendido aos finais de semana, do início ao fim de setembro/2017.
Os responsáveis pelo procedimento montaram um plantão no salão de recepção, deixando tudo bastante acessível. Todo o processo era realizado em questão de minutos e não havia qualquer fila.
Vale citar que no prédio ao lado havia uma pequena empresa de plantão para plastificar o novo documento, que substitui o título antigo. O serviço de plastificar é opcional, não tendo qualquer vínculo com a emissão do documento e custa apenas R$ 2,00. O recadastramento era gratuito.
O que acontece com meu título de eleitor?
Se você vota em uma das 122 cidades com recadastramento obrigatório e não realizou o mesmo, o seu título foi cancelado e você não poderá votar nas Eleições de 2018.
Ainda posso realizar o recadastramento biométrico?
Sim, de janeiro a maio de 2018, será possível fazer o recadastramento biométrico no Cartório da 26ª Zona Eleitoral (em Pirenópolis).
Você pode obter mais informações através do telefone (62) 3331 1562.
Vou pagar alguma multa por isso?
Sim, mas é irrisória. Atualmente, a multa por não votar é de R$ 3,50 por eleição.
Lembre-se que, mesmo após o recadastramento, se você não votar ou não justificar por 3 eleições seguidas, o seu título será automaticamente cancelado.
Ainda posso votar com meu título antigo?
Não, seu título cancelado não tem mais nenhum valor como documento e seu número não estará presente na lista de sua zona e seção eleitoral.
Porém, não jogue fora seu documento antigo, ele faz parte dos documentos necessários para o recadastramento no futuro.
Por que a biometria é importante?
Ela é uma segurança para você e para o TSE na hora do voto. Eliminando possíveis fraudes no sistema.
Vou perder meu CPF?
Não, isso é um boato das redes sociais. Nenhum outro documento será afetado. Lembre-se de que, para adquirir e atualizar alguns documentos (como passaporte), assim como para participar de concursos públicos, é preciso ter o título de eleitor em dia.
Fique atento às notícias do Agita para saber mais sobre recadastramento biométrico, evitando perder um novo prazo.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.