A prefeitura de Pirenópolis publicou nesta sexta-feira, 31, um novo decreto que prevê medidas que garantiram a reabertura de Pirenópolis para o turismo em 14 de agosto.
Pousadas, hotéis, casas de aluguel, áreas de camping, albergues, hostels, agências de viagens e todos os atrativos voltarão a funcionar “desde que atendam aos requisitos e às medidas recomendadas pelas autoridades de saúde”.
A entrada de visitantes de outros estados só será permitida mediante comprovação de hospedagem.
Os cuidados durante a reabertura de Pirenópolis
Segundo o decreto, os estabelecimentos terão de cumprir uma série de medidas como treinar funcionários e colaboradores.
Algumas delas são: manter o distanciamento de 2 metros; aferir a temperatura de todos os clientes, sendo proibida a entrada ou permanência de hóspedes que apresentarem sintomas de síndrome gripal.
Os meios de hospedagem deverão utilizar no máximo 65% de ocupação diária de 65% das UHs e dos leitos em disponibilidade. Nas demais áreas ou atividades, será permitida capacidade de carga de no máximo 50%.
O uso de máscara será obrigatório na cidade, podendo ser retirada apenas para alimentação ou bebida. Nos atrativos naturais, o item pode ser retirado para banho. Caso algum funcionário teste positivo, o local deverá ser fechado e totalmente higienizado. A volta do colaborador só será permitida quando a testagem for negativa e após liberação médica.
O documento expõe ainda que bares, lanchonetes e restaurantes estão autorizados a funcionar todos os dias da semana, até a meia noite. Os demais estabelecimentos podem abrir de segunda a sábado, das 7h às 20h, e aos domingos até às 12h. Atividades essenciais não possuem controle de horário de funcionamento.
A flexibilização poderá ser suspensa caso a taxa de ocupação de leitos na cidade e em Goiás seja maior que 95%.
Veja o último decreto na íntegra.
Pirenópolis hoje
Até o dia da reabertura de Pirenópolis, 14 de agosto, a cidade continuará sob as duras medidas impostas pela prefeitura no combate ao COVID-19.
Fechada para o turismo há 5 meses, com toque de recolher e 84 casos confirmados do novo coronavírus, segundo a última publicação feita nas redes sociais da secretaria de Saúde.
Clique aqui para acompanhar novas informações sobre o COVID-19 na cidade.
O que você achou da reabertura da cidade?