Pirenópolis ocupa 3º lugar na produção de bananas em Goiás

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 2 minutos

Atualizado em 19 de abril de 2021, às 15:08

Pirenópolis ocupa 3º lugar na produção de bananas em Goiás

 

 

A banana é uma fruta considerada tropical, pois se desenvolve bem entre 15º e 30ºC, o que faz com que ela seja cultivada em praticamente todo o território nacional. Em relação às áreas de cultivo no Brasil, ela fica atrás apenas da laranja. 

De acordo com boletim informativo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seapa), o Estado de Goiás é responsável por grande parte da produção de bananas do país, ocupando o 10º lugar no ranking dos maiores produtores nacionais. 

Só em fevereiro, 1,8 mil toneladas de bananas foram comercializadas nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). 77,9% do total comercializado advém dos municípios goianos. A banana prata é o tipo mais vendido, representando 60,9% do total.

Pirenópolis ocupa o terceiro lugar no ranking de produção no Estado, ficando atrás apenas de Uruana (segundo lugar), e Anápolis (primeiro lugar). São 2,5 mil estabelecimentos produtores entre 109 cidades. 

Ranking de produção de bananas em Goiás

  • 1º lugar – Anápolis
  • 2º lugar – Uruana
  • 3º lugar – Pirenópolis
  • 4º lugar – Itaguaru
  • 5º lugar – Santa Isabel
  • 6º lugar – Petrolina de Goiás
  • 7º lugar – Itauçu
  • 8º lugar – São Luís dos Montes Belos
  • 9º lugar – Jaraguá
  • 10º lugar – Anicuns

Valores brutos da Produção de bananas no Estado

A estimativa é que sejam produzidas em torno de 202,9 mil toneladas de bananas na safra de 2021, o que equivale ao valor bruto de R$406,8 milhões. 

O valor representa um aumento de 42% em relação a 2020, e será o segundo maior rendimento em cinco anos. Em 2016, o valor bruto chegou a R$449.6 milhões. Confira os dados no gráfico a seguir: 

valor bruto produção de banana em Goiás

Fonte: Agro em Dados Abril de 2021

Importância da produção de bananas 

De acordo com a Seapa, os dados representam a importância do cultivo de bananas no Estado de Goiás. A produção da fruta movimenta boa parte da economia dos municípios goianos. Como a maioria do cultivo vai para o abastecimento do mercado interno, a banana é responsável por gerar renda principalmente para pequenos agricultores.

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 4.3

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Prefeitura adere ao novo decreto Estadual e determina fechamento de comércio nos fins de semanaNovo Decreto Municipal libera turismo e comércio em Pirenópolis