A banana é uma fruta considerada tropical, pois se desenvolve bem entre 15º e 30ºC, o que faz com que ela seja cultivada em praticamente todo o território nacional. Em relação às áreas de cultivo no Brasil, ela fica atrás apenas da laranja.
De acordo com boletim informativo da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (Seapa), o Estado de Goiás é responsável por grande parte da produção de bananas do país, ocupando o 10º lugar no ranking dos maiores produtores nacionais.
Só em fevereiro, 1,8 mil toneladas de bananas foram comercializadas nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). 77,9% do total comercializado advém dos municípios goianos. A banana prata é o tipo mais vendido, representando 60,9% do total.
Pirenópolis ocupa o terceiro lugar no ranking de produção no Estado, ficando atrás apenas de Uruana (segundo lugar), e Anápolis (primeiro lugar). São 2,5 mil estabelecimentos produtores entre 109 cidades.
Ranking de produção de bananas em Goiás
- 1º lugar – Anápolis
- 2º lugar – Uruana
- 3º lugar – Pirenópolis
- 4º lugar – Itaguaru
- 5º lugar – Santa Isabel
- 6º lugar – Petrolina de Goiás
- 7º lugar – Itauçu
- 8º lugar – São Luís dos Montes Belos
- 9º lugar – Jaraguá
- 10º lugar – Anicuns
Valores brutos da Produção de bananas no Estado
A estimativa é que sejam produzidas em torno de 202,9 mil toneladas de bananas na safra de 2021, o que equivale ao valor bruto de R$406,8 milhões.
O valor representa um aumento de 42% em relação a 2020, e será o segundo maior rendimento em cinco anos. Em 2016, o valor bruto chegou a R$449.6 milhões. Confira os dados no gráfico a seguir:
Importância da produção de bananas
De acordo com a Seapa, os dados representam a importância do cultivo de bananas no Estado de Goiás. A produção da fruta movimenta boa parte da economia dos municípios goianos. Como a maioria do cultivo vai para o abastecimento do mercado interno, a banana é responsável por gerar renda principalmente para pequenos agricultores.
Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).