O XIX Campeonato Sulamericano de Atletismo Master aconteceu de 06 a 12 de novembro, na cidade de Santiago, no Chile. Considerado um dos maiores e mais disputados eventos do atletismo master mundial, reuniu mais de 1700 atletas de 10 Países da América do Sul e 57 atletas convidados de outros 12 Países. A delegação brasileira participou do evento com 145 atletas, a grande maioria com resultados expressivos na carreira. Entre eles, estava o goiano Sony Anderson, 32 anos, que conquistou o terceiro lugar na prova de Meia Maratona e, mais uma vez, se classificou para o Mundial de Atletismo Master, a ser realizado no próximo ano, em Málaga, na Espanha.
Quem é Sony Anderson?
Natural de Pirenópolis, Goiás, Sony começou como jogador de futebol, aos 8 anos de idade. Aos 22, entrou no mundo do atletismo. Hoje, com 10 anos de carreira, tem muita história pra contar. São mais de 100 provas disputadas e muitas conquistas. Em 2010, ficou em segundo lugar na Maratona Internacional de Foz do Iguaçu e em terceiro, na Maratona de Curitiba. No ano de 2014, obteve três títulos: foi Vice-Campeão de Duathlon, Campeão Goiano de Ciclismo e Vice-Campeão do Campeonato Brasileiro, realizado em Porto Alegre. Esta classificação garantiu sua primeira participação no mundial da Espanha.
O que é o Atletismo Master?
O Atletismo Master é o esporte destinado a atletas masters. Segue a mesma regra das provas olímpicas para pista e campo e tem tomado um impulso muito grande nos últimos anos. Muitas modalidades se estruturaram para atender a essa faixa de praticantes composta por ex-atletas e por pessoas que somente na idade madura tiveram o contato com o esporte. Cada modalidade esportiva tem idade mínima e faixas de idade que melhor se adaptem às suas características. É considerado atleta master todo aquele que, no dia da competição, tiver completado 35 anos de idade. Em alguns eventos da categoria master, é permitida a inscrição de atletas, de ambos os sexos, maiores de 30 anos (“Pré-master”).
Sony Anderson, que é patrocinado pela SEDUCE (Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte), pela Drogaria MEDCOMERCE Delivery e Proesporte, disse estar satisfeito com sua classificação, o que considera mais um marco na sua bem sucedida carreira. “Me preparei para as provas, estive focado, bastante motivado e usei outras provas como treinamento. Esperava trazer um bom resultado para o Brasil, especificamente para o estado de Goiás”, disse o atleta. Persistência o define. Saiba mais sobre o campeonato aqui
Clique para ver as últimas notícias da cidade.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.