Pirenópolis abriga patrimônios culturais materiais e imaterial do Brasil

 em Destaque 4, Notícias de Pirenópolis

Na histórica cidade de Pirenópolis (GO), o vasto patrimônio cultural material, que reúne igrejas, ruas e casarões coloniais, é sede de uma das maiores festas populares da região Centro-Oeste. O Município – que tem o conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1990 – também celebra, anualmente, a Festa do Divino, registrada em 2010 e também Patrimônio Cultural do Brasil.

Iphan Pirenópolis

Iphan

Quando um bem tem representatividade histórica e cultural para o país e precisa ser preservado, o Iphan – após processo com diversas etapas – pode declarar o seu tombamento ou registro. Nos casos em que existe o interesse público pela conservação de características materiais de um bem cultural, é adequado o tombamento. Já o registro ocorre quando há o interesse público, em especial o dos detentores, pela salvaguarda de características intangíveis de bens culturais, as quais existem em saberes, celebrações, formas de expressão e lugares. Assim, o Município goiano tem patrimônios culturais que são reconhecidos e preservados por essas duas maneiras, em nível federal.

Em 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico. De Norte a Sul do Brasil há Municípios com a missão de preservar a história e a cultura nacional. Para mostrar essa importante tarefa – e incentivar que todos os conheçam –, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostra, nesta semana, conjuntos urbanos tombados na série Meu Município, meu patrimônio.

Revitalização

Perto de Brasília e de Goiânia, Pirenópolis reúne atrativos diversificados: centro histórico, turismo rural e religioso, gastronomia, celebrações culturais e ecoturismo. Para manter tudo isso disponível aos turistas e também oferecer serviços à população local, é preciso se atentar à preservação da cidade.

“O centro histórico é fechado para caminhões. A ideia é mantê-lo preservado. Como é tombado, também não se pode mexer sem autorização do Iphan e da prefeitura”, explica o secretário municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Alberto Pojo do Rego. Isso vale para pintura, quintais e transformação de fachadas e partes internas dos imóveis.

Recentemente, o centro histórico do Município recebeu reformas no calçamento. A prefeitura trabalha para melhorar a mobilidade do local, sem alterar as especificidades históricas. “Com a transformação da cidade nos últimos anos, os calçamentos ficaram irregulares. Queremos manter as calçadas no mesmo nível das ruas e dar prioridade para os pedrestes”, resume o gestor. A revitalização foi feita com apoio da iniciativa privada. “O Iphan aceitou o patrocínio como uma boa ideia. Isso é um bom caminho diante das dificuldades de orçamento”, pontua o secretário.

Pirenópolis abriga patrimônios culturais materiais e imaterial do Brasil

Foto: Acervo Iphan

Atrativos

O centro histórico do Município goiano é composto por três paróquias: Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nosso Senhor do Bonfim e Igreja de Nossa Senhora do Carmo. A igreja matriz, tombada em 1941, foi construída entre 1761 e 1763 e é considerada o maior edifício religioso do Centro-Oeste.

Há ainda na cidade os Museus de Arte Sacra do Carmo e das Artes do Divino, a Casa de Câmara e Cadeia, a ponte sobre o Rio das Almas, o Teatro de Pirenópolis e o Cine Teatro Pireneus. Na área rural, a Fazenda da Babilônia, também parte do conjunto tombado de Pirenópolis, é um antigo engenho, construído no início do século XIX. O local oferece experiências regionais aos visitantes, como um típico almoço de tropeiros.

As belas cachoeiras da região já são destinos conhecidos dos turistas. Mas o ecoturismo local está em crescimento. “Nos últimos anos, houve aumento significativo na infraestrutura de ecoturismo e turismo de aventura. Outro ramo em ascensão na cidade é a gastronomia.

Clique aqui para ler algumas dicas sobre a cidade e seus atrativos.

Por Amanda Martimon / Agência CNM de notícias.

 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 3.4

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Qual sua opnião?

Continuam! As obras na Rua do Lazer, em Pirenópolis, estão a todo vapor.Prefeitura Municipal de Pirenópolis