Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

 em Notícias de Pirenópolis
Leia em 3 minutos

Atualizado em 21 de julho de 2021, às 9:16

 

Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

Foto: Francisco Aragão

Após alguns meses fechado, por conta de reformas internas, o Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação.

Considerado um monumento histórico, o local abriga um acervo que conta a história da Festa do Divino Espírito Santo, que acontece desde 1819. A festa é considerada uma das mais relevantes manifestações de devoção ao Divino no país e desempenha papel central na identidade cultural da cidade.

Prédio do Museu do Divino já foi Casa de Câmara e Cadeia

O prédio que abriga o Museu do Divino fica na Avenida Beira Rio, próximo à ponte de madeira, e já foi usado como Casa de Câmara e Cadeia.

A casa da Câmara e Cadeia de Pirenópolis foi construída em 1733 e ficava na rua do Rosário próximo à Igreja Matriz. Foi demolida em 1919.

Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

Foto de 1917, local da primeira Casa de Câmara e Cadeia

Com uma fachada idêntica à anterior, a cadeia foi novamente construída entre 1916 e 1919 próximo à ponte sobre o Rio das Almas por Christovam José de Oliveira. O prédio tinha dois pavimentos, onde na parte superior funcionava a Câmara de Vereadores e no térreo o policiamento local e cadeia.

Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

Foto José Persival Afonso – final do século XX.

No início de 1999, a Câmara Municipal passou a funcionar na rua Luiz Gonzaga Jaime, próximo a igreja do Bonfim, devido ao mau estado de conservação do prédio. Atualmente a Câmara funciona na Avenida Neco Mendonça, atrás da rodoviária.

A cadeia foi desativada e, em 2002, o IPHAN deu início a uma restauração do prédio que mudou completamente a estrutura interior do local. 

Somente no ano de  2007 o Museu foi inaugurado. O acervo do museu foi construído através de doações e contém imagens, maquetes e objetos relacionados à Festa do Divino Espírito Santo que acontece tradicionalmente em Pirenópolis 50 dias após a Páscoa.

Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

No dia Internacional dos Museus, 18 de maio, indicamos instituições em Pirenópolis para celebrar a data e conhecer um pouco mais sobre a cultura e história local. 

Na ocasião, informamos que o Museu do Divino estava fechado para reformas, mas, que assim que reabrisse, devia ser incluído no roteiro de passeios pela cidade. 

Pois bem, na última semana o local foi reaberto para visitação. De acordo com a prefeitura, a reformulação teve como principal objetivo aumentar a acessibilidade ao público. Antes as peças do museu ficavam na parte superior do prédio, o que dificultavam a visitação de pessoas idosas e/ou cadeirantes.

Além disso, novas peças foram incluídas ao acervo. O local agora conta com três salas onde cada uma tem um tema: a sala do Império, a dos Mascarados e a Geral, que traz detalhes das diversas manifestações culturais dos pirenopolinos, tais como as Pastorinhas e as Congadas.

Quem visita o museu tem oportunidade de assistir a um vídeo que explica as festividades da Festa do Divino que vale a pena ver. Além disso, é possível apreciar mais da história através de fotos, esculturas e maquetes.

O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 9 horas às 17 horas, e aos domingos, das 9 horas às 14 horas. A entrada é gratuita. 

Museu do Divino de Pirenópolis reabre para visitação

Fotos: Roman Cuattrin para o site Trip Advisor

Para saber como chegar lá, clique aqui

Já para seguir o museu no instagram, clique aqui.

 

Acompanhe mais informações visitando a seção Notícias (clicando aqui), ou, siga nosso perfil no Instagram (@agitapirenopolis).

Para receber todas as notícias em primeira mão, participe do nosso grupo do WhatsApp, clicando aqui.

 

Fontes: CARVALHO, Adelmo. Pirenópolis Coletânea 1727-2000: História, Turismo e Curiosidades, pág. 47, 2001.

CAVALCANTE, Silvio e Neusa. Barro Madeira e Pedra, Patrimônios de Pirenópolis, pág. 324-326, 2019. 

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 5

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Conta pra gente o que você achou sobre isto!

Vacinação contra Covid-19 - Pirenópolis imuniza 37 anos completos