Melhorando Acervo do Museu do Divino

 em Notícias de Pirenópolis

Maquete da Igreja Nossa Senhora do Rosário

Inaugurado em 2007, o Museu do Divino é composto com peças da nossa tradicional Festa do Divino Espírito Santo, que é realizada sempre 50 dias após a páscoa.

Muito procurado por nossas crianças, geralmente para trabalhos escolares, e nossos visitantes em busca de informações da centenária Festa do Divino, o museu é um local de vivencia, aprendizado e lembranças, mantendo viva nossas tradições durante os meses que não são realizados os festejos que compõem essa rica manifestação cultural de nosso município.

O museu receber a doação de duas maquetes da Igreja Nossa Senhora do Rosário e Igreja Nosso Senhor do Bonfim, doadas pelo Colégio Estadual Senhor do Bonfim, na atual gestão da Sra. Nívia Camargo de Almeida Diniz. As peças são feita em madeira e pedras da região, pelo artesão “Dito Chanha”. Passarão por reparos, e em breve estarão disponíveis para visualização no museu do Divino.

Enriquecendo o acervo do museu, valorizamos nossa cultura e tradições.
Qual família pirenopolina não tem um membro que não participou de alguma forma da festa do Divino?
Seja se divertindo como um mascarado alegre,seja cantarolando nas madrugadas com a tão esperada alvorada com a Banda Phoenix, dançando na representação do nascimento de Jesus, com as belas “Pastorinhas”, seja com a contra-dança, congo, catira…

Maquete da Igreja Nosso Senhor do Bomfim

Muitos moradores participam da festa desde criança, tendo aprendido com seus pais e avós, esta é a tradição que queremos manter e passar a todos que nos visitam.

O Museu do Divino está aberto à doações, se conhece alguém que tenha qualquer adereço utilizado durante os festejos da nossa Festa do Divino, e que queira contribuir para que tenhamos cada vez mais um acervo completo, procure a Secretaria Municipal de Cultura, no prédio da antiga Cadeia.

As peças doadas são identificadas placas com informações da pessoa/familia que contribuiu, valorizando a ação participativa e tornando-o parte integrante dessa história.

Esse post foi útil para você?

Clique na estrela para votar!

Classificação média da publicação 0

Seja o primeiro a votar!

Já que gostou ...

Que tal nos seguir nas redes sociais também?

Qual sua opnião?