No ano de 2017 em Pirenópolis, foram construídas duas novas rotatórias – sendo uma delas na entrada principal, onde fica a saída e chegada de turistas, e outra no centro histórico – região dos bancos, lojas, postos de gasolina e lotérica.
As rotatórias foram elaboradas para organizar o trânsito nos cruzamentos com grande fluxo de carros e reduzir os conflitos antes causados. Mas muitos motoristas experientes ainda não sabem como fazê-las corretamente, o que vem tornando a construção uma grande dor de cabeça, tanto para moradores quanto para os visitantes da cidade.
Listamos abaixo tudo que você precisa saber para realizar a Rotatória perfeitamente! Continue lendo e descubra.
Reduza a velocidade
Ao se aproximar de uma rotatória, o condutor visualiza a placa de advertência A-12 (“Interseção em círculo”). Neste instante, a velocidade deve ser reduzida (30 a 40 km/h). Faixas de pedestres estão posicionadas a distâncias equivalentes de um ou dois carros antes da rotatória. Lembrando que deixar de dar a preferência ao pedestre na faixa é infração grave! Com multa de R$ 127,00 e cinco pontos na CNH.
Regra de circulação
De acordo com o artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos, a preferência será do motorista que estiver à direita.
Mas sempre existe aquele que pergunta o que fazer quando os quatro veículos chegarem ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. A regra continua a mesma, só que neste caso, é preciso de uma dose de gentileza para resolver o impasse.
Seta
Outra regra importante na hora de fazer a rotatória é o uso da Seta. A seta deve ser usada sempre que o motorista for mudar a direção, seja para sair da rotatória ou mesmo para mudar de faixa, o que não é o caso das rotatórias de Pirenópolis, pois as faixas de rolamento comportam apenas um veículo.
Nunca pare
Jamais pare no meio de uma rotatória. Ela funciona como um cruzamento, onde o trânsito flui de forma contínua. Parar no meio de uma rotatória causa congestionamento e aumenta a probabilidade de acidentes. Ao sair dela, pare somente para pedestres que estejam na faixa de pedestres ou para veículos de emergência.
Dicas para ciclistas
Se você estiver de bicicleta em uma rotatória, tem duas opções:
- Entre na rotatória como se estivesse de carro. Permaneça centralizado em sua pista, para ficar mais visível e evitar ser fechado por outros veículos.
- Se não estiver à vontade andando de bicicleta na rotatória, saia da pista e use a faixa de pedestres.
AVISO: Não vire á esquerda saindo da pista da direita! Essa é uma das causas mais comuns de acidentes em rotatórias. A mesma regra se aplica a outros tipos de cruzamentos.
Prontinho! Agora que você já sabe tudo sobre como fazer uma rotatória sem erros, é só colocar em prática! A turma do Agita espera que ninguém mais tenha essa problema na hora de realizar o cruzamento.