O conceito Cohousing surgiu na Dinamarca em 1960. Trata-se de um modelo de moradia compartilhada, onde as relações humanas e questões de sustentabilidade são pensadas profundamente.
No Cohousing, cada família vive em sua própria casa e compartilha ambientes, tarefas e itens entre a vizinhança.
As regras de convivência e decisões de tarefas ficam a critério de cada Cohousing. Geralmente são organizadas reuniões entre os moradores de tempos em tempos para definir esses combinados.
Tarefas: Pessoas voluntárias, dependendo das habilidades e tempo disponível revezam entre si para fazer as refeições, limpeza, cuidar da horta, levar as crianças à escola e ajudar em outras tarefas.
Escritório e sala de estudos: Ambientes onde as pessoas podem ajudar uns aos outros nos estudos, trabalhos e pesquisas.
Áreas de lazer: Onde os moradores podem trocar idéias e levar as crianças para brincar.
Itens: Compartilhar veículos como bicicletas, motos e carros, diminuindo as despesas e a poluição ao meio ambiente.
A ideia é poder contar uns com os outros, ajudando, economizando, fortalecendo vínculos, enriquecendo virtudes pessoais e trabalhando para uma convivência mais harmônica.
É o caminho para criar cidades mais sustentáveis, acessíveis e atrativas, e o conceito deu tão certo que foi reproduzido em vários países da Europa, Estados Unidos e no Brasil, na cidade de Piracicaba – SP.
Este projeto é algo que se encaixa super bem no perfil de Pirenópolis. A cidade em si já tem ar de comunidade, imagina que bacana se tivéssemos oportunidades para conviver mais harmonicamente com a vizinhança?
O Carmo é um exemplo de bairro propício para o Cohousing. Como a vizinhança fica um pouco isolada do restante da cidade, aumenta a necessidade de vínculo e comunicação entre si. Os lotes são grandes para fazer ambientes compartilhados e a região conta com uma simpática pracinha. Lá os moradores geralmente se encontram enquanto passeiam, se exercitam ou levam as crianças para brincar.
Além disso o Carmo está na nossa matéria sobre Os 3 Melhores Bairros para se Viver em Pirenópolis.