A Cavalhadinha da Vila Matutina 2017 será realizada entre os dias 16 e 18 de junho, no campinho da Vila Matutina, que este ano completa sua 29° edição no bairro.
O evento é uma reprodução perfeita, mas somente com a participação de crianças, das Cavalhadas e da Festa do Divino Espírito Santo.
Meninos com idades de 4 a 12 anos participam na versão mirim do espetáculo das Cavalhadas, são 8 cavaleiros para cada lado (mouro e cristão), diferente do evento com os adultos, que é formado com 12 cavaleiros.
Em seus cavalinhos de pau e com suas roupas enfeitadas com muito capricho pelos pais, as crianças participam com muita responsabilidade e orgulho no evento.
Um personagem muito importante que também está presente alegrando ainda mais essa festa são os divertidos mascarados. As crianças aproveitam bastante o evento, é nesse momento que muitos deles têm contato pela primeira vez, ainda bem pequenos, com a cultura da cidade.
A expectativa das crianças é grande quando chega o momento do sorteio para saberem quem será o imperador do ano seguinte. Assim como no evento com os adultos, os baixinhos ficam ansiosos e emocionados quando é revelado o nome sorteado. Neste ano de 2017 temos como os responsáveis pelo evento :
Imperador do Divino Espírito Santo 2017
Imperador: Davi Paula Lobo
Imperatriz: Mariáh Vitória Lobo Moreira
[symple_spacing size=”32″]
Reinado de Nossa Senhora do Rosário
Rei: Felipe Marques de Souza
Rainha: Manoella Carolyne
[symple_spacing size=”32″]
Reinado de São Benedito
Rei: Heitor Pompeu de Pina
Rainha: Manoella Pina de Aquino
[symple_spacing size=”32″]
A Cavalhadinha da Vila Matutina acontece sempre com o apoio dos moradores do bairro, alguns comerciantes da cidade e a dedicação das crianças. Sempre no feriado de Corpus Christi, 10 dias depois das Tradicionais Cavalhadas de Pirenópolis.
[symple_spacing size=”32″]
Como tudo começou
Teve sua primeira realização no bairro Vila Matutina em 1988, com o incentivo do professor e ex cavaleiro Sr. João Luiz Pompeu de Pina. Ele passou seus conhecimentos às crianças na esperança que fosse “plantada uma sementinha” da cultura pirenopolina. E com o tempo fosse gerado o interesse nas crianças de se tornarem cavaleiros quando chegassem na idade adulta.
Nos primeiros 3 anos houve apenas a apresentação das Cavalhadas, e após esse período foi sendo incorporados outros elementos à festa. Sorteio do imperador, o reinado de Nossa Senhora do Rosário, o reinado de São Benedito, levantamento de mastro, queima de fogos, alvoradas, foram algumas atrações que apareceram com o tempo na festa do bairro.
A Cavalhadinha da Vila Matutina se tornou tão importante para a cidade, que outros bairros começaram a reproduzir também, como o centro e bairro Alto do Bonfim. Atualmente o evento já faz parte do calendário cultural do município, e atrai cerca de 3 mil pessoas.
[symple_spacing size=”32″]
Cavalhadinha da Vila Matutina 2017
16 a 18 de junho às 13h
Local: Campinho da Vila Matutina
Entrada Franca
Fique por dentro de todos os eventos da cidade aqui.
Ah, e não esqueça de saber como anda a cidade acompanhando nossos stories.
Texto e Publicação: Lara Lopes