Localizada a 107 km de Goiânia e 150 km de Brasília, Pirenópolis está na contagem regressiva para sua festa mais tradicional, as Cavalhadas. Com largada neste domingo (08) e término na terça-feira (10), o evento mobiliza e emociona a população desde 1820.
Entre as principais atrações da festa, está a representação das lutas entre cristãos e mouros, os dois exércitos com 12 cavaleiros cada, ricamente enfeitados, durante os três dias, se apresentam à tarde no Campo das Cavalhadas.
Outra importante manifestação das cavalhadas são os Mascarados, ou Curucucús, personagens que se vestem com máscaras e saem às ruas, a cavalo ou a pé, fazendo a alegria da festa.
Ah, e se você for sair de mascarado este ano, atenta para as regrinhas que a Prefeitura de Pirenópolis, juntamente com o Promotor de Justiça, Bernardo Bloclin Borges, lançaram para essa edição.
Normas estabelecidas para mascarados e tráfego de animais
– Está restrito, entre o período de 06h00 às 18h30, a permissão para o uso de máscara, no sábado. Nos demais dias, a permissão é somente até uma hora após o término das encenações no Cavalhódromo;
– Os animais só poderão permanecer e trafegar nas ruas da cidade, comandados por mascarados ou não, no período das 06h00 às 19h00;
– Havendo perturbação no andamento das solenidades, a organização da festa comunicará à Polícia Militar para identificação do mascarado;
– No último dia da festa, os mascarados poderão usar suas máscaras e os animais poderão permanecer nas ruas somente para participarem dos festejos na Igreja do Bonfim;
É importante lembrar que as pessoas que infringirem essas normas serão autuadas por crime de desobediência à decisão judicial, inclusa no artigo 359 do Código Penal.
Cuidado com os animais
A Prefeitura de Pirenópolis e a Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a FAEG, realizarão, nos dias da Festa do Divino, uma Ação Veterinária para o bem-estar dos cavalos presentes no campo.
Agora que você já está sabendo de todos detalhes da festa, é só preparar o chapéu, a máscara de catulé e aproveitar bastante. Ah, e caso você queira saber um pouquinho mais sobre a manifestação, clique aqui.