Te desafio a conhecer a cidade perdida de pedra em Pirenópolis!

 em Meio Ambiente em Pirenópolis, Notícias de Pirenópolis

cidade-de-pedra-3


Pirenópolis não conserva apenas ruas, casas e igrejas antigas, também conserva a maior cidade de pedra do Brasil, com diversas formações rochosas esculpidas pelo vento e pela chuva por milhões de anos, que desafiam a imaginação. Basta olhar para elas e você verá animais, rostos e outros objetos do cotidiano. Algumas formações chegam a ter mais de 15 metros de altura! Muitas desafiam a gravidade e se equilibram umas em cima das outras.

A cidade de pedra se encontra a 1300 metros de altitude, e ocupa o espaço equivalente a 850 campos de futebol. Seu nome foi dado pelos primeiros visitantes, pois enxergaram um conjunto de grandes construções, uma verdadeira cidade.

As formações são em arenito, e fazia parte da composição do fundo do mar que existiu no local, há cerca de 1.5 bilhão de anos e é conhecido pelos geólogos como rochas de Araxá. Segundo testes de carbono 14, a idade média do terreno é de 880 milhões de anos!

Mas a cidade de pedra de Pirenópolis já foi descrita em 1871, sabiam? O médico e naturalista francês, François Trigrant dês Genettes escreveu sobre a descoberta do que acreditava ser a cidade perdida dos atlantes, uma área cobrindo uma grande extensão de terreno, com muralhas para fortificações, largas ruas e praças, ruínas bastante erodidas de estátuas, templos gigantescos, teatros, palácios, residências e túmulos”. Será? Parece que o naturalista tinha bastante imaginação…


Foi decretado Monumento Natural Municipal em 04 de outubro de 2005 devido ao alto grau de relevância de suas formações rochosas


Ela está localizada a 56 km de Pirenópolis, e se você deseja conhecer sugiro que leve um guia experiente, pois a caminhada é de dificuldade média a alta, com cerca de 10 km, em trilhas sujas de mato e muito acidentado. Não há cachoeiras ou córregos no local, mas vale a pena conhecer o lugar de muitos encantos no cerrado, onde a natureza tem liberdade para criar.

Te desafio a conhecer a cidade perdida de pedra em Pirenópolis!
Gostou dessa publicação?

Comentários sobre Pirenópolis Qual sua opnião?

Comente usando o Facebook.

Comentários sobre Pirenópolis Instagram Pirenópolis